Apesar de ter registrado um aumento de 6,9% de receita no primeiro semestre do ano, a holding diminuiu a previsão para 1,5% a 3%

O Grupo WPP, dono de redes de agências como Ogilvy, Y&R, Grey e JWT, apresentou os seus resultados do primeiro semestre de 2023, onde registrou uma receita de 7,2 bilhões de libras esterlinas (o equivalente a R$ 44,67 bilhões de reais), representando um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2022.

De acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira (4), a receita da holding, tirando os custos de repasse, totalizou 5,8 bilhões de libras, um aumento de 5,5% comparado com o ano anterior.

Apesar do aumento, a empresa anunciou que cortou a sua previsão de crescimento para o ano de 3% a 5% para 1,5% a 3%, devido à queda no crescimento dos EUA por conta da desaceleração nos gastos entre clientes de tecnologia.

"O nosso desempenho no primeiro semestre tem sido resiliente, com o crescimento do segundo trimestre a acelerar em todas as regiões, exceto nos EUA, que foi afetado no segundo trimestre pela redução das despesas dos clientes de tecnologia e por alguns atrasos em projetos relacionados com tecnologia. Esta situação foi sentida principalmente nas nossas agências criativas integradas. A China regressou ao crescimento no segundo trimestre, embora mais lentamente do que o esperado. A curto prazo, esperamos que o padrão de atividade do primeiro semestre se mantenha na segunda metade do ano", afirmou Mark Read, CEO da WPP.

Segundo o documento, a margem de lucro operacional da holding teve uma queda de 0,1%. Segundo a WPP, os benefícios de eficiência foram compensados pelo investimento em TI, incluindo a empresa de dados Choreograph e a plataforma WPP Open, além de "custos de indenização mais altos".

O documento também apontou um aumento de 6,1% no negócio de mídia da empresa, o Group M, durante o segundo trimestre, enquanto as agências registraram uma queda de 0,8%.

"O nosso negócio de media, Group M, cresceu de forma consistente ao longo dos primeiros seis meses, tal como os nossos negócios no Reino Unido, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico. Os gastos dos clientes em bens de consumo embalados, serviços financeiros e cuidados de saúde mantiveram-se bons e, apesar dos desafios a curto prazo, os nossos clientes de tecnologia representam um importante fator de crescimento a longo prazo", ressaltou o executivo.

Segundo o relatório, o Reino Unido teve um crescimento orgânico de 9% e os bens de consumo embalados e saúde como os setores clientes mais fortes durante o período analisado. Já a América do Norte registrou uma queda de 4,1% em seu crescimento, refletindo receitas mais baixas de clientes de tecnologia que, segundo o WPP, impactaram as agências criativas do grupo, além do impacto das perdas de clientes no setor de varejo em 2022.