Com desempenho abaixo do esperado no segundo trimestre e menor volume de novos negócios grupo reformula metas

A WPP atualizou nesta quarta-feira (9) suas projeções para o desempenho financeiro de 2025, após um primeiro semestre impactado por um cenário macroeconômico adverso e por resultados abaixo do esperado no segundo trimestre.

Mesmo com ações de corte de custos em andamento, após o levantamento o grupo prevê uma queda de 3% a 5% na receita orgânica líquida do ano —  excluindo custos de repasse — e uma redução de até 175 pontos-base na margem operacional ajustada.

Em comparação com 2024, no primeiro semestre, a companhia estima uma receita líquida de aproximadamente £5 bilhões, com recuo de 4,2% a 4,5%.

O desempenho do segundo trimestre foi ainda mais negativo, com retração entre 5,5% e 6%, afetado por fatores pontuais e pela redução nos investimentos de clientes. O lucro operacional ajustado da WPP no período deve ficar entre £400 milhões e £425 milhões, o que representa uma margem de 8% a 8,5%.

“Desde o início do ano, enfrentamos um ambiente desafiador para os negócios, com pressões macroeconômicas se intensificando e menor volume de novos negócios líquidos. Embora esperássemos que o segundo trimestre fosse semelhante ao primeiro, o desempenho em junho foi pior do que o previsto”, explicou Mark Read, CEO global da WPP.

“Por isso, estamos atualizando nossas projeções para o ano e reduzindo nossas expectativas de crescimento da receita orgânica líquida. Nosso foco continua sendo manter o equilíbrio certo entre investir no negócio com visão de longo prazo e reduzir custos estruturais, ao mesmo tempo em que tomamos as medidas adequadas para responder ao atual ambiente de mercado”, conclui o executivo.

A piora nos resultados foi puxada principalmente pela divisão de agências integradas globais, principalmente WPP Media e Ogilvy. A América do Norte teve queda no desempenho trimestre a trimestre, com recuo leve no semestre. Outras regiões também mantiveram indicadores baixos.

Com os resultados, a companhia reduziu sua projeção original de receita, que era de estabilidade a -2%. Também foi revisada a previsão de margem operacional, que anteriormente era de estabilidade.

Apesar do cenário, a WPP informou que continua com medidas de eficiência e que as ações de desligamento realizadas no segundo trimestre na WPP Media devem gerar uma economia anualizada superior a £150 milhões, com impacto neutro no lucro do ano. Os resultados completos do primeiro semestre serão divulgados em 7 de agosto.