O grupo WPP acaba de divulgar o balanço referente aos três últimos meses (encerrados em 30 de setembro) de 2009. No terceiro trimestre a holding, cujo ceo é Sir Martin Sorrell e que é dona das agências Y&R, JWT e Ogilvy, apresentou um aumento de receita de quase 17%, para £ 2.007 bilhões (cerca de R$ 5.786 bilhões), refletindo a aquisição da Taylor Nelson Sofres plc (“TNS”) e a fraqueza da libra esterlina contra o Dólar americano e o Euro. Quando não considerada a compra da TNS, a receita do grupo apresentou queda de 9% em relação ao mesmo período de 2009.

Segundo relatório divulgado pelo WPP, houve uma melhora relativa nos Estados Unidos, sendo que no “like-for-like” (levantamento sobre a mesma base sem considerar aquisições) a queda foi  6,1%, comparado com os – 9,4% do primeiro trimestre e – 11,3% no no segundo trimestre. A região apresentou ainda no período receita de £ 704,5 milhões, com crescimento de 18%. Já na região que envolve Ásia-Pacífico, América Latina, África e Oriente Médio e Europa Central e Oriental a receita nos últimos três meses foi de £ 552 milhões, com crescimento de 12%.

Nos primeiros nove meses de 2009, o WPP registrou receita de £ 6.296 bilhões (cerca de R$ 18.151 bilhões), um aumento de 24,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Um faturamento líquido com novos negócios de £730 milhões (1.131 milhões dólares) foi conquistado durante o terceiro trimestre. Já nos primeiros nove meses, o faturamento líquido de novos negócios foi de £ 1,938 bilhões (US$ 3,004 bilhões).

Ainda segundo o balanço, apesar do ambiente atual, o grupo continua a se concentrar na meta de longo prazo de melhorar os lucros operacionais entre 10% e 15%.