Com sede em Novo Hamburgo, agência destaca a eficácia do uso dos dados em prol da construção de marca e se descola da imagem de empresa regional

Agência de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a WT.AG chega aos 20 anos comprovando a efetividade do seu posicionamento: “The brand + performance agency”. Um dos cases mais emblemáticos da agência, que mostra como os dados podem ser utilizados em prol do branding, foi a mudança do nome do hub de conteúdo e e-commerce da Unilever, “All things hair”, que virou “Tudo pra cabelo”, no Brasil.

“As pessoas não falam muito inglês no país e a gente começou a testar um dado no mercado. Começamos a rodar dois anúncios ao mesmo tempo e ficou claro que em português o site performava muito melhor, as pessoas passavam mais tempo consumindo na loja e compravam mais. Por causa da análise de performance, fizemos a mudança da marca e somente no Brasil virou ‘Tudo pra cabelo’, enquanto no resto do mundo continua como ‘All things hair’”, exemplifica Faberson Chequi, sócio-diretor de planejamento.

Os sócios da agência: Dudu Rodrigues (diretor criativo); Lucas Feltes (CEO e fundador); Sarah Feltes (diretora de conteúdo) e Faberson Chequi (diretor de planejamento) (Fotos: Divulgação)

Criada em agosto de 2003 por Lucas Feltes, CEO e sócio-fundador, a WT.AG também se descola da imagem de agência regional - há cinco anos também possui operação em São Paulo. Segundo o executivo, 50% da receita da agência já é originária do mercado paulista.

“2020 e 2021 foram anos em que crescemos muito. E a tendência é crescer cada vez mais no mercado paulista”, ressalta Feltes. “Um aspecto importante é que não temos nenhum cliente que represente mais de 15% da receita da agência. Estamos conseguindo equilibrar bem isso. E, também, estamos fazendo um movimento de diversificação do portfólio, de ter clientes de segmentos diferentes”, completa o CEO.

Com DNA digital first, Feltes traduz hoje o posicionamento da WT.AG como uma agência de comunicação 360º com foco em branding e performance, que tem os dados na essência e não no discurso. “Trabalhamos para o cliente efetivamente através da comunicação para ele vender e gerar mais valor para a marca”, resume ele, que é administrador por formação e empreendedor por natureza. “Comecei fazendo blogs e sites para as marcas”, conta.

Feltes destaca que o propósito hoje é construir o futuro das marcas, através de brand performance e pessoas, equilibrando branding e dados. “Quando uma conta entra na WT.AG, ela tem de sair melhor do que entrou. O nosso posicionamento é muito isso: primeiro temos de construir uma marca, mas no fim do dia tem de vender também”, reforça. “Fazemos a união da tecnologia com a criatividade, porque ainda hoje temos esses dois mundos separados”, complementa Chequi.

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Se nos últimos anos as marcas se voltaram muito para a performance, Feltes destaca que a importância da boa ideia, da criatividade, está de volta. “Existem clientes nossos que investiram muito em performance e deixaram de investir em branding, e notamos a queda nas buscas. Isso porque não está investindo na marca. O que acaba acontecendo também é que muitas vezes as marcas não percebem que o público envelhece e é preciso achar um público novo. Temos sempre de alimentar essa cadeia”, opina o executivo.

“A gente acredita em branding a longo prazo, sempre plantando o branding, e performance a curto prazo”, conceitua.

Sobre premiações, Feltes destaca que a WT.AG está se reestruturando para participar de prêmios. “Entendemos que os prêmios são importantes para aumentar a nossa reputação. Por isso, estamos nos reestruturando para estar em premiações também.”

Leia a matéria na íntegra na edição de 23 de outubro de 2023