Em 2022, Xandô cresceu 58% em sucos, categoria que aponta o caminho de expansão da marca nos próximos anos
A fabricante de leites e sucos Xandô investirá R$ 10 milhões em marketing em 2023, valor estimado também para os próximos anos. “Consistentemente, a empresa tem apostado em ampliar seus esforços para construir a marca, via comunicação, inovação e execução”, situa Vivian Ramirez, head de marketing da companhia.
Líder na categoria de leite tipo A no estado de São Paulo, e de sucos preparados apenas com fruta na capital paulista, a empresa pretende elevar a sua presença em cidades litorâneas e do interior. “Temos 27% da base de shoppers que consomem Xandô”, calcula Vivian. Mais de 20 milhões de litros de leite e 15 milhões de litros de sucos foram comercializados no ano passado. A expectativa é crescer 11% em 2023.
Os sucos sinalizam o caminho de crescimento. Em 2022, a Xandô foi a marca que mais cresceu no segmento (refrigerados) em São Paulo, com alta de 58%, segundo a empresa. A representatividade da categoria no faturamento passou de 25%, em 2018, para quase metade atualmente. Além do leite tipo A, as bebidas de laranja e uva são os campeões de vendas.
Novos públicos, momentos de consumo, áreas e variedade de produtos fazem parte do plano traçado para aumentar a frequência de compra. O movimento começou em 2022, quando a Xandô passou a atuar no setor de queijo padrão, para estimular o consumo em lanches e receitas, e coalho, que acompanha os churrascos. Entrou ainda no mercado de suco verde e manteigas. Neste ano, já foram lançados o suco de goiaba e creme sem lactose.
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(Crédito: Anita Jankovic/ Unsplash)