O Yahoo desistiu da venda de sua participação no grupo chinês Alibaba, avaliada em US$ 31 bilhões. A empresa, no entanto, decidiu que vai separar sua participação no Yahoo Japan e todos os seus negócios de internet em uma nova empresa, se tornando assim duas companhias de capital aberto. No prazo de um ano, uma delas será dona de 15% do Alibaba e a segunda cuidará de todo o resto, como a plataforma de blogs Tumblr, o serviço de e-mail Yahoo Mail e diversos sites. 

A nova empresa continuará sendo liderada pela CEO Marissa Mayer. Essa mudança foi resultado de  uma reunião do conselho do Yahoo, que durou cerca de três dias na última semana. As discussões começaram depois que o fundo de investimentos Starboard Value enviou uma carta em que destacou o risco de taxação que a separação da fatia do Alibaba representava. No texto, havia também uma sugestão para que o Yahoo encontrasse um comprador para seu negócio de internet, que está com receita estagnada em US$ 1,04 bilhões. Rumores durante a reunião sugeriram que a empresa de telecomunicações Verizon estaria interessada na compra do Yahoo. 

*Com informações de O Estado de S. Paulo