Nova edição do reality conecta creators a marcas, impulsionando projetos de impacto social
Desde sua estreia, o 'Shark Tank Brasil', televisionado pela Sony Channel e exibido no canal oficial do programa no YouTube, se consolidou como um grande reality show de empreendedorismo do país, cativando uma audiência apaixonada. Mas agora, o conceito de inovação e impacto social ganha uma versão inédita: o 'Shark Tank Brasil - Versão Creators'.
Em uma colaboração, YouTube, Sony Pictures Television e a produtora Floresta se uniram para criar uma edição especial do programa, totalmente dedicada à Creator Economy. Pela primeira vez no mundo, o formato do Shark Tank foi reinventado para se adaptar ao universo dos criadores de conteúdo. Junto com Volkswagen Brasil e Cielo, as marcas identificaram a oportunidade perfeita para explorar o potencial da Creator Economy de uma maneira nunca antes vista.
"Os criadores deixaram de ser peixes e se tornaram tubarões. Então por que a gente não inunda esse tanque de tubarões?"
"Os criadores deixaram de ser peixes e se tornaram tubarões. Então por que a gente não inunda esse tanque de tubarões? O 'Shark Tank Brasil - Versão Creators' nasceu dessa provocação e se tornou algo ainda maior: um conteúdo que aproveita o aumento de consumo das TVs conectadas no YouTube, que coloca os creators como empreendedores, que valoriza o impacto social, que usa a potência do maior reality de empreendedorismo do país e que toca no coração do público. Tudo feito nos mínimos detalhes para entregar a máxima experiência para audiência", declara Esly Paiva, líder de pacotes e conexão com criadores do YouTube Brasil. Essa declaração capta a essência do programa: os creators não são mais apenas produtores de conteúdo; eles são empreendedores que gerenciam verdadeiros negócios.
Phillipe Carrasco, gerente de parcerias e produto do YouTube Brasil, complementa: "A grande maioria dos empreendedores no Brasil empreende por necessidade e busca oportunidades para empreender. A gente entende que o YouTube é uma plataforma de possibilidades de empreendedorismo, para divulgação de conteúdo e para criar esses novos negócios. Então faz todo sentido que fosse Shark Tank esse grande elemento para poder premiar isso".
A seleção dos criadores de conteúdo para o 'Shark Tank Brasil - Versão Creators' foi um processo criterioso e colaborativo, envolvendo a Sony Pictures Television, a produtora Floresta e um time de brand solutions do Google, com o objetivo de identificar empreendedores que não apenas dominam a criação de conteúdo, mas que também têm a capacidade de gerar impacto social significativo.
Além disso, cada episódio é patrocinado por uma marca diferente, que definiu o tema central com base em pilares de ESG (ambiental, social e de governança). A Volkswagen, por exemplo, focou em liderança feminina, a Cielo em educação financeira, e o YouTube em educação. Ao final de cada episódio, um projeto é escolhido para receber um aporte financeiro de R$ 200 mil, destinado a potencializar a execução da ideia apresentada.
“Essa parceria foi feita com empresas que entenderam a complementaridade que o YouTube traz, não só apenas de audiência, mas como engajamento, como potência de vendas e como valor agregado para a marca”, explica Carrasco. “Foi mais do que um projeto, ele reflete um posicionamento muito feliz da Sony, da Floresta e do YouTube em abrir e fomentar parcerias onde todo mundo ganha e principalmente envolvendo os criadores de conteúdo, que são nossos empreendedores”, completa.
O 'Shark Tank Brasil - Versão Creators' marca um novo capítulo na evolução da Creator Economy no Brasil. Ao colocar criadores de conteúdo no tank e conectá-los com marcas de peso, o programa vai além de apenas incentivar o empreendedorismo — ele redefine o papel dos creators no cenário econômico atual. Com três episódios intensos, nove projetos inovadores apresentados e três deles premiados, essa edição especial se posiciona como uma poderosa fonte de inspiração para aqueles que acreditam no impacto transformador do conteúdo digital. Todo esse conteúdo contou com uma cobertura exclusiva da YouPix, a maior consultoria de marketing de influência do Brasil, garantindo insights valiosos para o mercado.
À medida que a Creator Economy continua a crescer, iniciativas como essa mostram como é possível transformar conteúdo em catalisador para mudanças reais e significativas. Não perca a estreia dessa nova fase do 'Shark Tank Brasil' no YouTube nesta segunda-feira, 26 de agosto, às 21h, e veja de perto como os creators estão moldando o futuro do empreendedorismo no Brasil.