Thais Azevedo, diretora de marketing do Zé Delivery, explica a estratégia do app de apostar em outros cenários como shows e eventos esportivos
Criado em 2016 com o propósito de democratizar o acesso à conveniência, o Zé Delivery tem conquistado cada vez mais espaço tanto na vida das pessoas, quanto na publicidade. Com um consumidor mais habituado com as compras online, o aplicativo de entregas da Ambev encontrou um cenário para crescer.
Segundo Thais Azevedo, diretora de marketing do Zé Delivery, as pessoas estão buscando mais soluções que facilitem o dia a dia e, hoje, o app já soma seis milhões de clientes mensais, com presença em 714 cidades.
“Nossa estratégia de marketing busca refletir o caminho que o Zé percorreu, já que o aplicativo cresceu e se consolidou como uma solução eficiente para os consumidores”, explica a executiva.
Ao longo dos oito anos de operação, o Zé evoluiu o seu posicionamento, deixando de ser um app de entrega para se tornar “parte do rolê”, um membro da família, uma persona presente nos momentos de diversão e socialização das pessoas. Por isso, começou a apostar em outros cenários como shows e eventos esportivos, já tendo feito parte, inclusive, da convocação de jogadoras para a Copa do Mundo Feminina de 2023.
Na entrevista, Thais destrincha as estratégias do aplicativo e conta sobre os planos para o próximo semestre.
O Zé Delivery foi fundado em 2016, certo? Qual era o cenário daquela época e por que vocês optaram por lançar o app?
O Zé Delivery foi criado em 2016, quando percebemos uma tendência de compra por aplicativos de entrega e vimos uma oportunidade de explorar esse comportamento para o universo de bebidas, aproximando ainda mais as nossas marcas da casa dos nossos consumidores. O Zé nasceu com o propósito de democratizar o acesso à conveniência entregando bebida gelada, de forma rápida e com preço competitivo na porta de casa.
O que mais mudou de lá para cá e como vocês acompanharam essas mudanças?
O consumidor brasileiro está cada vez mais habituado a fazer compras online, especialmente desde a pandemia da Covid-19, e entende o valor que os apps de entrega oferecem quando se trata de compra com conveniência. Percebemos que os consumidores, de forma geral, estão exaustos com suas atribulações do dia a dia e, mesmo as ocasiões de diversão, exigem um nível de planejamento. As pessoas passaram a buscar cada vez mais soluções que facilitem o dia a dia, que demandem menos esforço. Neste contexto, nossa estratégia de marketing busca refletir o caminho que o Zé percorreu, já que o aplicativo cresceu e se consolidou como uma solução eficiente para os consumidores, sendo o caminho mais curto para a diversão. Isso porque temos uma proposta de valor muito simples e clara para os consumidores: entregar bebida gelada, rápida e a preço de mercado.
Recentemente, vocês passaram por uma mudança de posicionamento e se tornaram a “plataforma de diversão do país”, com ingressos de shows e jogos, por exemplo. Como essa mudança ocorreu?
O Zé Delivery é o grande agilizador de rolês do Brasil, o elemento-chave que garante que cada oportunidade de brindar será muito bem aproveitada. Evoluímos nosso posicionamento para refletir esse papel de marca, a partir do entendimento profundo do papel da diversão em casa na vida dos consumidores. Observando também a relação que os consumidores já têm com o Zé, o momento da entrega de um pedido é mágico: percebemos uma felicidade genuína ao ver o entregador com a sacola amarela. E com isso entendemos que o Zé Delivery é mais que o aplicativo de entrega, ele já se tornou parte do rolê, membro da família, uma persona presente nos momentos de diversão e socialização das pessoas e esse passou a ser nosso posicionamento direcionado pelo marketing. Isso forma uma conexão que traz uma experiência mais afetiva e nos possibilita estar, genuinamente, nos momentos de socialização como o futebol, shows, entretenimento como um todo e expandindo o território da marca para além de um delivery de bebidas, um delivery de diversão. Por isso, criamos o Zé Compensa, nosso programa de recompensas, em que o consumidor ganha pontos a cada compra e pode trocá-los por experiências exclusivas, ingressos para jogos de futebol, eventos das marcas, shows, cinema, festivais de música, além de cupons de desconto e até bebida no bar.