A boutique criativa Uno+Brand, que acaba de completar 15 anos, é a responsável pela criação da Madrecita, primeira marca da Master Hop, startup cervejeira que investe em rótulos artesanais para o mercado brasileiro.

O trabalho da agência também envolveu a  estratégia de go-to-market, seus desdobramentos e ativações. O processo de criação da marca foi validado em uma pesquisa com 346 pessoas. Paulo Droescher, sócio e head de inteligência, ressalta que a marca precisava transmitir um caráter premium, conversar com homens e mulheres e se manter dentro de um contexto mais ‘tradicional’ do universo cervejeiro.

“Assim surgiu Madrecita, expressão usada em diversas culturas de língua espanhola. A ideia é ressaltar a personalidade dessas cervejas, especiais e únicas como uma mãe”, explica.

As pesquisas mostraram que o nome gera identificação com as mulheres pelo aspecto feminino, enquanto homens percebem sensualidade e certo caráter provocativo no apelo latino.

 A assinatura da marca “La más guapa. Desde ahora” segue dando abertura a diferentes interpretações da Madrecita – que traz conotações que passam pela “mãezinha”, pelo sagrado de Santa Maria e pelo profano do sentido de amante – determinando que ela, seja quem for na cabeça do consumidor, será a mais bela. Já a frase “Desde ahora” faz uma brincadeira com o “desde 19xx” usado por diversas marcas.

Nessa mesma linha, a campanha publicitária, que será veiculada a partir desse mês em revistas do trade gastronômico e no ambiente digital, com foco em Facebook e Instagram, apresenta a marca e seus dois primeiros rótulos fazendo uma alusão ao conceito de “mãe” com a mensagem “Ame a sua”.

“Idealizamos um produto com receita diferenciada, feito do que há de melhor em termos de matéria-prima, em um mercado bastante competitivo. Precisávamos concretizar rapidamente um trabalho de dois anos de pesquisa, e em quatro meses temos uma marca pronta para impressionar os apreciadores de cervejas artesanais”, afirma. “A escolha da UNO+BRAND como parceira no desenvolvimento das marcas e comunicação das cervejas da Master Hop traz aspectos fundamentais para nosso negócio. Pretendemos nos movimentar muito rapidamente com novas marcas e investidores, e essa parceria nos garante essa agilidade e qualidade”, completa Davanzo.

 

A distribuição dos dois rótulos será feita de forma independente em estabelecimentos na grande São Paulo.