Um novo estudo conduzido pelo IAB UK (Internet Advertising Bureau) mostra que o marketing nas redes sociais ainda tem muito espaço para crescer e melhorar. A pesquisa ouviu 180 agências e anunciantes e aponta que quase três em cada dez respondentes (28%) não acreditam que as mídias sociais desempenham um papel importante no marketing.
Os entrevistados citaram a Coca-Cola (20%), Nike (15%) e Virgin (12%) como as marcas que fazem o melhor uso da comunicação nas redes sociais. A Adidas ficou em quarto lugar (8%), a Starbucks (5%) ficou na sétima posição, a Amazon, BBC e British Airways aparecem empatadas no oitavo lugar (4%), fechando o Top 10.
Outro dado que chama atenção é que metade das marcas ouvidas pelo IAB afirma que nunca mediu o ROI nas mídias sociais, enquanto 18% das agências disseram o mesmo. Também há outras diferenças no pensamento entre agências e marcas no que diz respeito aos fatores que eles consideram mais importantes para o sucesso de uma campanha nas redes sociais. ‘Orçamento’ (14%) liderou o caminho entre as agências e ‘conteúdo atraente’ entre as marcas (28%).
Alex Kozloff, diretor de marketing e comunicação do IAB, disse que as mídias sociais continuam sendo “adolescente” entre as disciplinas do marketing. “Ainda há muito para crescer e convencer uma parte significativa da indústria que elas desempenham um papel importante e benéfico para o marketing”, afirmou Kozloff.
79% dos entrevistados acreditam que as campanhas nas redes sociais são eficazes para reconhecimento de marca. Já 75% citam que elas trazem engajamento para as marcas e tráfego na web.