Quase um terço do tráfego na internet é de robôs, revela Adobe

Estudo questiona fraudes no digital e como marcas podem evitar cliques falsos

Em tempos em que leis de compliance e de privacidade são cada vez mais discutidas na internet, um estudo da Adobe revelou que 28% do tráfego da internet, ou seja, quase 1/3 das conexões, são feitas por robôs ou não-humanos.  A empresa de softwares está trabalhando com uma base de seus clientes nas categorias de viagens, varejo e sites de notícias para identificar quanto de sua audiência tem características de navegação não-humana.

Compreendendo esse volume, marcas podem identificar qual é a real parcela de consumidores que seguem e interagem com os anúncios das marcas. “Estamos tentando entender nosso tráfego em um nível mais profundo. E não apenas compreender, mas entender o que esses acessos representam. São pessoas? Bots maliciosos? Benignos?”, pontuou Dave Weinstein, diretor de engenharia da Adobe Experience Cloud ao Wall Street Journal.

iLexx/ iStock

Segundo o executivo, as descobertas do estudo evidenciam não só o problema de fraudes, mas como o volume de bots pode influenciar diretamente a industria do comércio digital, ao mesmo tempo em que estimula os profissionais de marketing a repensarem suas estratégias na internet. Isso porque o tráfego de não-humanos pode inflar o número de acessos, dando a falsa expectativas de retorno aos anunciantes.

Mas nem sempre a navegação de não-humanos significa robôs malignos. O avanço de novas tecnologias tem permitido que novos usuários tenham surgido na internet. “Nós identificamos que com o crescimento de assistentes digitais, como Alexa e Google Home, o tráfego será cada vez mais automatizado também. Em longo prazo, humanos de verdade serão uma parcela cada vez menor do tráfego”, ressaltou Weinstein.

Leia mais
Forbes usa inteligência artificial para criar bilionário corrupto
Inteligência artificial é a bola da vez e assunto dominante na CES
80% das empresas estão investindo em inteligência artificial

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações