A Unimed Paulistana teve sua alienação compulsória decretada nesta última quarta-feira (2) pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Em outras palavras, a maior operadora de convênios de saúde do sistema Unimed quebrou e terá que transferir uma carteira de clientes com 744 mil usuários para outras cooperativas médicas.

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A preferência será dada às cooperativas da própria rede, como a Central Nacional Unimed (CNU) e a Federação das Unimedes do Estado de São Paulo (Fesp). A Qualicorp, administradora que vendia planos da Unimed Paulistana, já fechou um acordo para transferir 160 mil clientes da Paulistana para a Unimed Fesp com isenção de carência e preços equivalentes.

Caso a Unimed Paulistana não consiga migrar seus usuários para outra cooperativa ou operadora no período de um mês, a ANS realizará um leilão no mercado. Se não houver interessados, a agência reguladora adotará regimes de portabilidade em que os usuários podem migrar para outras operadoras sem necessidade de cumprir carência.

De acordo com o presidente da Unimed Paulistana, Marcelo Nunes, o plano agora é aproveitar a estrutura existente para transformar a empresa em uma prestadora de serviços dentro do sistema Unimed. A ideia é oferecer os hospitais, clínicas e laboratórios para os clientes da marca. Entretanto, para se tornar uma prestadora de serviços, não é permitido ter dívidas com a rede e a Paulistana está com um endividamento acima dos R$ 400 milhões.

Em comunicado, a Unimed Paulistana informa que já está comunicando clientes, corretoras e cooperativas sobre a decisão da ANS e o atendimento à carteira em vigor continua normalizado”. Além disso, nos próximos 30 dias, a comercialização de novos planos está suspensa.

Em contato com o propmark, a diretora da Zero11, Rosana Ameixieira, que atendia a conta publicitária da Unimed Paulistana, revelou que a empresa já havia comunicado a agência meses atrás de que não pretendia investir nenhuma verba em comunicação neste ano. A última campanha foi criada no ano passado e veiculada residualmente até o primeiro semestre de 2015, mas não havia expectativa para a realização de um novo trabalho no momento ou em um futuro breve. Segundo Rosana, quando a decisão de não investir em marketing foi comunicada, a informação é que a decisão veio a partir da mudança de diretoria. Na ocasião, os executivos da Unimed Paulistana não mencionaram dificuldades financeiras.  O atual presidente, Marcelo Nunes assumiu o cargo no último mês de abril.