A Academia Brasileira de Marketing entrega nesta terça-feira (20) o troféu “O Comunicador” – obra do artista plástico mineiro Cássio Lázaro – aos 30 vencedores do 27º Prêmio Veículos de Comunicação, realizado pela revista Propaganda, publicação da Editora Referência.

Dividida em categorias distintas, referentes a 2013, a premiação é um reconhecimento aos veículos que mais se destacaram durante o ano em questão na televisão (aberta e fechada), rádio, meios jornal e revista, mídia out of home e internet. Além das áreas Destaque do Ano, Lançamento do Ano e outras duas que homenageiam profissionais: Profissional de Veículo, cujo vencedor foi o diretor de marketing e circulação do jornal Valor Econômico, Ricardo Packness; e Profissional de Mídia, vencido por Gustavo Gaion, vice-presidente de mídia da maior agência de publicidade do país, a Y&R (veja a tabela completa abaixo).

Para se chegar aos vencedores do Prêmio Veículos, em uma primeira fase cerca de mil profissionais de mídia das principais agências de propaganda do país são consultados, indicando espontaneamente os veículos que mais se destacaram no ano em cada uma das categorias. Uma segunda fase reúne em uma lista apenas os três nomes mais votados em cada área, de onde saem os vencedores escolhidos pelos membros da Academia Brasileira de Marketing, formada por cerca de 40 profissionais. Nomes como Luiz Carlos Burti (Burti), Edson de Godoy Bueno (Amil), Boni (TV Vanguarda), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Walter Zagari (TV Record), José Victor Oliva (Holding Clube), Alex Periscinoto (SPGA), Nizan Guanaes (Grupo ABC), entre outros, estão entre os executivos que formam a academia.