A Timberland chegou oficialmente ao Brasil em 1996 através de um acordo de licenciamento com a Alpargatas. Mas, desde 2017, a companhia faz parte do grupo VF Corporation, um dos maiores conglomerados de moda do mundo, presente em mais de 150 países, com marcas como Vans, Kipling e Nautica. Nesta entrevista – veja principais trechos a seguir -, Sylvia Hartmann, gerente de marketing da Timberland na América Central e do Sul, fala sobre sustentabilidade, um dos pilares da empresa com o projeto Earth Day, além da expansão e da comunicação, que agora vai adotar a “trilha urbana” como conceito.

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Sustentabilidade
A marca realiza o Earth Day em todo dia 22 de abril há mais de 20 anos no mundo. No Brasil, estamos realizando a sua segunda edição. Nesta data, os funcionários da empresa fazem contribuições para o meio ambiente. Em todo o mundo a companhia já possui um milhão de horas trabalhadas, cerca de 233 milhões de garrafas pet recicladas e quase nove milhões de árvores plantadas. Essa é uma questão muito importante para a marca. É um pilar real da companhia. O fundador da Timberland sempre buscou trabalhar com materiais o máximo possíveis reciclados e ajudar as comunidades. O consumidor pode observar isso em toda a cadeia, desde os produtores, ao pouco uso de produtos químicos, até o produto final. A sustentabilidade é o grande engajamento como marca.

Trilha urbana
A empresa tem esse DNA explorador e vai continuar sendo a marca que vai acompanhar o consumidor em suas aventuras. Mas, por que não trabalhar esse conceito em outros universos? É isso que vamos fazer agora. Vamos trabalhar o universo urbano da Timberland e trazer esse conceito para a cidade e para a nossa trilha do dia a dia. Somos uma marca versátil, casual e moderna. Essas são as mensagens que queremos trabalhar agora. Queremos associar a nossa marca a uma trilha mais moderna. Afinal, vivemos em uma floresta urbana.

Público-Alvo
Hoje o público principal da marca é o homem, mas as mulheres também estão no nosso foco. Nós já temos produtos para o público feminino em diversos países, mas ainda é um negócio para desenvolver aqui no Brasil nos próximos anos. No mês de maio, teremos outros lançamentos que vão chamar a atenção do consumidor.

Expansão
Atualmente a Timberland conta com 12 franquias, em São Paulo, Goiânia, Salvador, Fortaleza, Rio Grande do Sul e Florianópolis. O plano de expansão consiste em abrir mais lojas este ano. Queremos atender o consumidor e dar acesso à marca, tanto através das lojas físicas, onde queremos explorar outras regiões, quanto através do e-commerce, para chegar a outros públicos.

Comunicação
Estamos trabalhando com duas agências. A MktMix, que cuida da mídia e da nossa relação com influenciadores e jornalistas; e com a Absoluto, que trabalha toda a nossa comunicação digital. Vamos focar muito nas plataformas digitais, pois acreditamos que o nosso consumidor acessa informações e compartilha suas experiências por esse meio. Mas teremos alguns reforços em mídia impressa para projetos especiais. O nosso foco é 100% no público, pois pensamos sempre nas melhores formas de beneficiar o consumidor e isso pode ser no digital ou nas lojas. Queremos melhorar a experiência dos consumidores nas lojas físicas e online, enfim, em todos os nossos pontos de contato.

Influenciadores
Possuímos uma série de pessoas públicas que já utilizam a marca no mundo todo. No Brasil, já fizemos ações menores e pontuais, mas agora em parceria com a MktMix, esse projeto vai virar uma realidade muito mais forte. Pretendemos realizar diversos eventos com experiências de marca para que os consumidores consigam entender o que é a Timberland e quais são as nossas plataformas e tecnologias para aproximá-los mais da marca.

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