Com quase 200 mil mortos e próximo dos oito milhões de casos, o Brasil segue no topo da lista de países afetados pela pandemia da Covid-19. Só na última terça-feira (5), mais de mil mortes foram confirmadas. Mas será que as atitudes dos brasileiros refletem estes números?

Infelizmente, a guerra travada contra o inimigo invisível floresceu comportamentos questionáveis. O conflito entre achismo e ciência ficou evidente.

Há quem ache o uso de máscaras uma bobagem, outros alegam que não aguentam mais ficar em casa e muitos já não se cuidam como faziam no início da crise.

Pensando nisso, PROPMARK lista abaixo 10 campanhas para lembrar: a pandemia da Covid-19 não acabou.


No fim de dezembro, o Governo da Bahia lançou uma campanha alertando para o risco de aglomerações no fim de ano. Mas o vídeo serve para qualquer momento.

“Se a gente conseguiu chegar até aqui usando máscara, higienizando as mãos e respeitando o distanciamento, por que parar agora? A segunda onda do coronavírus é real. A gravidade dessa doença é o fato de ela não se manifestar em algumas pessoas e em outras ela ser fatal. Só não diga que não sabia”, explica o Governo da Bahia, na legenda da publicação.


O Governo da Escócia lançou o filme abaixo em setembro, mas ele não poderia ser mais atual e impactante. A jovem que se divertiu numa festa contamina o próprio avô. O vídeo se destaca por mostrar o contágio com uma espécie de gosma verde repugnante.


Falando em linguagem literal, a Havas resolveu mostrar aos sul-africanos o que acontece quando você executa atividades do dia a dia sem máscara.


A sempre bem-humorada Goodby Silverstein & Partners criou este filme para o cliente One Medical. O objetivo: mostrar que em tempos de Covid-19, quem assusta mesmo são aqueles que preferem ficar sem as máscaras.


Este filme do Governo do Reino Unido, criado pela MullenLowe, mostra o coronavírus como uma espécie de nuvem verde monstruosa e demonstra como o uso de máscara, distanciamento e hábitos de higiene podem interromper a propagação.


Esta campanha criada pela Propeg para o jornal Correio da Bahia traz a mensagem “Não existe razão para estar fora do lugar. Use sua máscara corretamente”. A comunicação contou com uma série de imagens de pessoas com os narizes e bocas deslocados para a região do queixo e pescoço, onde equivocadamente a máscara vem sendo utilizada.


“A pandemia não acabou”, conforme destaca o Governo do Rio Grande do Sul no filme abaixo. De um jeito bem gaúcho (“Te cuida”), o vídeo mostra como a diversão dos mais jovens pode significar o fim dos mais velhos.


Nem todos possuem a calma do biólogo Atila Iamarino. O escritório oficial de turismo de Berlim, por exemplo, perdeu a paciência e lançou uma campanha publicitária com uma idosa mostrando o dedo do meio às pessoas que se recusam a usar máscaras.

“Nós obedecemos às normas (de prevenção ao) coronavírus” e “um dedo do meio erguido a todos que estão sem máscara”, dizem os pôsteres, ao lado da foto da senhora devidamente mascarada.

A polêmica foi tamanha que o anúncio foi retirado logo após seu lançamento. Exagero ou mensagem eficaz?


Outro trabalho da Propeg. Dessa vez para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL Goiás).

O filme “Você não é o único a querer que a vida volte ao normal” mostra a importância do senso de coletividade neste mundo pandêmico.


A situação no Brasil é tão preocupante que este filme da Prefeitura de Teresina de abril do ano passado ainda faz total sentido hoje, em janeiro de 2021.

Criado pela ADV6, o vídeo mostra que quando o problema é nosso, a opinião muda.


Para finalizar, uma campanha do Governo do Ceará focada nas festas de fim de ano. A protagonista faz um discurso para revelar seu amigo secreto. O desfecho é triste, mas a mensagem é mais que necessária.

Tem mais sugestões de campanhas impactantes? Concorda com os vídeos? Comente.