Reprodução

A situação na Amazônia é preocupante para o Brasil e o mundo. Nomes públicos estão manifestando sua consternação em relação às queimadas ocorridas na região. A Nasa divulgou uma imagem impressionante da fumaça de estados brasileiros como Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (23) que estuda enviar o Exército para combater as queimadas na região.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira (22) em post no Twitter que a cúpula do G7 precisa discutir os incêndios, o que desencadeou uma crise entre governos brasileiro e francês.

Com toda essa repercussão, vale relembrar algumas campanhas clássicas e pertinentes para o momento.

O Índio

Filme da DPZ&T (à época, apenas DPZ) para o SOS Amazônia de 1989. Ideia, imagem e áudio dão o tom deste clássico:

https://youtube.com/watch?v=BR0xoxoSsBs

Pulmões

Anúncio que, inclusive, ganhou o feed das mídias sociais de algumas pessoas após o aumento das queimadas em 2019. Criação é da TBWA Paris para a WWF de 2008:

 

Reprodução

Sombra

Um anúncio autoexplicativo. Responsáveis pela destruição da floresta, os trabalhadores descansam sob a sombra de uma árvore. Irônico, não?

Criação de 2007 da Ogilvy & Mather de Bangkok.

 

Reprodução

Ação e Reação

Tudo que vai, volta. Na natureza, não é diferente. Conforme mostra o filme abaixo, criado pela DM9 para a WWF:

Tsunami e 11 de setembro

Um dos anúncios mais polêmicos sobre o tema preservação. À época, Sergio Valente, então presidente da DM9DDB, precisou vir a público para pedir desculpas sobre o anúncio e o filme “Tsunami”, criados para o WWF Brasil.

As peças foram consideradas ofensivas pela imprensa internacional e a polêmica ganhou os noticiários rapidamente. Elas fazem referência aos ataques terroristas de 11 de setembro. O anúncio foi muito criticado por trazer, além de uma imagem bastante “indelicada” (aviões sobrevoando Manhattan ainda com as famosas torres gêmeas), a seguinte frase: “O Tsunami matou cem vezes mais gente do que o 11 de setembro. A natureza tem uma força brutal. Respeite-a. Preserve-a.”

Um dos trabalhos mais consistentes deste meio é o da SOS Mata Atlântica e tem assinatura da F/Nazca. Os filmes abaixo mostram algumas das melhores campanhas da agência para a ONG.

Veteranos de Guerra

Uma guerra pelo progresso. Ou seria pelo retrocesso?

QSD

Você sabia que, provavelmente, faz parte do movimento QSD?

Vizinhos

Mais claro impossível: mas é assim que o ser humano entra na “casa” da natureza.

Cidade

Prédios e mais prédios. A chamada selva de pedra limou praticamente quase todo o verde das grandes cidades. Quase…

 

Reprodução

Aniversário

Quando o Greenpeace fez aniversário, assoprou uma vela terrivelmente mórbida. Criação é da Y&R.