Donald Trump saiu da Casa Branca nesta quarta-feira (20) para deixar o cargo de 45.º presidente dos Estados Unidos. Como acontece com todos os líderes da nação mais poderosa do mundo, o empresário inspirou diversas campanhas publicitárias ao longo de seus quatro anos de mandato.
As polêmicas de Trump geraram comunicações de marcas variadas. Entre os temas abordados estão as brigas com a imprensa, as frases sexistas, o muro na fronteira com o México, entre outros.
PROPMARK relembra abaixo 10 cases que demonstram um pouco do legado de Donald Trump:
O The New York Times resolveu mostrar os caminhos da apuração jornalística. O vídeo criado pela Droga5 mostra como a reportagem de 18 meses sobre a suposta evasão de impostos de Trump foi criada.
Para muitos, ouvir Trump falar causa um incômodo tremendo. Pensando nisso, a Cheil de Hong Kong criou este anúncio impresso para a JBL, marca de fone de ouvido. A peça traz Kim Jong-un como co-protagonista:
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A relação de Trump com a imprensa nestes quatro anos foi conturbada. Prova disso é essa campanha sugestiva criada pela TBWA de Buenos Aires para o site de notícias argentino Dos Miradas.
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A empresa Dhvani e a agência Lamar Advertising lançaram uma campanha polêmica que incluía um outdoor na Times Square de Nova York com Trump sendo amarrado por uma mulher vestida com a roupa esportiva.
Algumas ideias não são oficiais, mas valem a menção, como estas peças criadas por Rafael Brum e João Quadros, estudantes da ESPM Sul. A ideia é mostrar que a boca de Trump não dá para colar, mas para o resto, basta usar Super Bonder.
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Esta campanha da Jung von Matt para os Repórteres Sem Fronteiras mostra os desafios quase intransponíveis que os jornalistas enfrentam em vários cantos do mundo. Para representá-los, a agência criou uma série de montanhas que formam o rosto de Trump.
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Uma das grandes polêmicas de Trump foi o tal muro que fecharia a fronteira com o México (e que nunca foi construído). A AeroMexico criou uma ação chamada “Descontos de DNA”, que ofereceu benefícios em voos para o México de acordo com a porcentagem de ancestralidade de cada passageiro – por exemplo, se um passageiro possui 30% de herança mexicana, ele tem 30% de desconto no valor da passagem. Para divulgar a iniciativa, a equipe da companhia aérea foi até a cidade de Wharton, no Texas, e fez um teste de DNA que revelou a ancestralidade mexicana de muitos xenófobos.
Mais uma peça que explora a relação de Trump com a imprensa. O objetivo era mostrar que apenas um lado da história não é suficiente.
Criação da TBWA Canadá para a ONG de liberdade de expressão IFEX.
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O case abaixo foi premiado com o Grand Prix de outdoor no Cannes Lions de 2018. Feito pelo canal de humor Comedy Central em parceria com o programa The Daily Show, a iniciativa criou uma exposição dos tweets mais bizarros de Donald Trump.
A WMcCann desenvolveu a campanha Presentes (In)desejados para o Exército de Salvação e apostou no humor para transmitir a mensagem solidária de doar. Na peça, Trump recebe um chapéu mexicano.
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