Donald Trump saiu da Casa Branca nesta quarta-feira (20) para deixar o cargo de 45.º presidente dos Estados Unidos. Como acontece com todos os líderes da nação mais poderosa do mundo, o empresário inspirou diversas campanhas publicitárias ao longo de seus quatro anos de mandato.

As polêmicas de Trump geraram comunicações de marcas variadas. Entre os temas abordados estão as brigas com a imprensa, as frases sexistas, o muro na fronteira com o México, entre outros.

PROPMARK relembra abaixo 10 cases que demonstram um pouco do legado de Donald Trump:

O The New York Times resolveu mostrar os caminhos da apuração jornalística. O vídeo criado pela Droga5 mostra como a reportagem de 18 meses sobre a suposta evasão de impostos de Trump foi criada.


Para muitos, ouvir Trump falar causa um incômodo tremendo. Pensando nisso, a Cheil de Hong Kong criou este anúncio impresso para a JBL, marca de fone de ouvido. A peça traz Kim Jong-un como co-protagonista:


A relação de Trump com a imprensa nestes quatro anos foi conturbada. Prova disso é essa campanha sugestiva criada pela TBWA de Buenos Aires para o site de notícias argentino Dos Miradas.


A empresa Dhvani e a agência Lamar Advertising lançaram uma campanha polêmica que incluía um outdoor na Times Square de Nova York com Trump sendo amarrado por uma mulher vestida com a roupa esportiva.


Algumas ideias não são oficiais, mas valem a menção, como estas peças criadas por Rafael Brum e João Quadros, estudantes da ESPM Sul. A ideia é mostrar que a boca de Trump não dá para colar, mas para o resto, basta usar Super Bonder.


Esta campanha da Jung von Matt para os Repórteres Sem Fronteiras mostra os desafios quase intransponíveis que os jornalistas enfrentam em vários cantos do mundo. Para representá-los, a agência criou uma série de montanhas que formam o rosto de Trump.


Uma das grandes polêmicas de Trump foi o tal muro que fecharia a fronteira com o México (e que nunca foi construído). A AeroMexico criou uma ação chamada “Descontos de DNA”, que ofereceu benefícios em voos para o México de acordo com a porcentagem de ancestralidade de cada passageiro – por exemplo, se um passageiro possui 30% de herança mexicana, ele tem 30% de desconto no valor da passagem. Para divulgar a iniciativa, a equipe da companhia aérea foi até a cidade de Wharton, no Texas, e fez um teste de DNA que revelou a ancestralidade mexicana de muitos xenófobos.


Mais uma peça que explora a relação de Trump com a imprensa. O objetivo era mostrar que apenas um lado da história não é suficiente.
Criação da TBWA Canadá para a ONG de liberdade de expressão IFEX.


O case abaixo foi premiado com o Grand Prix de outdoor no Cannes Lions de 2018. Feito pelo canal de humor Comedy Central em parceria com o programa The Daily Show, a iniciativa criou uma exposição dos tweets mais bizarros de Donald Trump.


A WMcCann desenvolveu a campanha Presentes (In)desejados para o Exército de Salvação e apostou no humor para transmitir a mensagem solidária de doar. Na peça, Trump recebe um chapéu mexicano.