Reprodução/Youtube

A 53ª edição do Super Bowl acontece no próximo dia 3 de fevereiro, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. O evento é um dos mais emblemáticos quando o assunto é propaganda e também um dos mais caros, já que para veicular um comercial de 30 segundos um anunciante deve desembolsar até US$ 5 milhões à CBS, rede que exibe o evento.

O jogo é apenas uma das atrações. O show do intervalo, com os shows e os comerciais históricos é outra. E, para muitos, é a principal. Afinal, clássicos da publicidade foram veiculados durante o Big Game. E shows históricos, como o de Michael Jackson em 1993, também aconteceram entre um touchdown e outro.

Ao longo de sua história, o Super Bowl deu o start em campanhas memoráveis. Cases estudados até hoje. PROPMARK relembra 10 deles abaixo. Confira:

Coca-Cola – 1972

Nos Estados Unidos, o filme “Hilltop” da Coca-Cola foi ao ar pela primeira vez em julho de 1971. Mas foi no ano seguinte, no intervalo do Super Bowl VI, que ele se tornou lendário. Um trabalho marcante da McCann Erickson.

Coca-Cola – 1980

Outro filme histórico da Coca foi “Mean Joe Greene”, também assinado pela McCann. A propaganda estrelada pelo jogador fez tanto sucesso que ganhou até versões adaptadas. No Brasil, o craque Zico protagonizou o anúncio.

https://www.youtube.com/embed/NpBO7eq_SfA

Apple – 1984

Um anúncio que, praticamente, dispensa apresentações. Uma obra-prima idealizada por Steve Jobs e executada pela Chiat/Day. Relembre 10 curiosidades da campanha aqui.

Pepsi – 1990

A Pepsi, como sempre, cutuca a rival Coca-Cola neste filme estrelado pelo saudoso Ray Charles. O filme criado pela BBDO popularizou o slogan “You Got the Right One, Baby”.

Pepsi – 1992

Cindy Crawford foi uma das modelos mais admiradas dos anos 90. O comercial da Pepsi exibe toda a formosura da moça, enquanto dois garotos observam a beleza… Da nova latinha da bebida.

Budweiser – 1995

Outro clássico, dessa vez da Budweiser. O filme “Bud” “Weis” “er”, criado pela extinta DMB&B, se tornou uma referência da cultura pop. O velho e bom comercial de 30 segundos.

Fedex – 2003

O filme da BBDO de Nova York foi um dos primeiros grandes virais em vídeo que a internet conheceu. O comercial mostra o que havia no pacote de Fedex guardado pelo personagem de Tom Hanks no filme “Náufrago”.

Pepsi – 2004
A britânica Abbott Mead Vickers BBDO reuniu Pink, Beyonce e Britney Spears e fez uma espécie de verão do filme “Gladiador” neste clássico de 2004. Tudo ao som de uma das mais famosas músicas do Queen.

Chrysler – 2011

A Wieden+Kennedy assina este jovem clássico da Chrysler. Com a introdução da música “Lose Yourself” tocando ao fundo, um narrador fala das características de Detroit e de como a cidade conseguiu se reerguer após a crise. Além da produção primorosa, o filme também chama a atenção pela duração: dois minutos. A Chrysler não economizou para defender seu ponto de vista.

https://youtube.com/watch?v=SKL254Y_jtc

Tide – 2018

A marca conseguiu “hackear” todos os anúncios do Super Bowl em um comercial do Tide. Afinal, quer coisa mais rara que um comercial em que as roupas das pessoas estão sujas? Criação é da Saatchi & Saatchi de Nova York.