Em tempos de novo coronavírus, as filmagens de novas campanhas estão comprometidas. As marcas estão apostando em vídeos de banco de imagens, narrações em off, animações, entre outras opções para produzirem seus comerciais.

Muitos internautas manifestaram via Twitter uma certa agonia em assistir novelas e séries em tempos de isolamento social, afinal, os personagens das tramas não respeitam os hábitos que, atualmente, o mundo defende, como evitar aglomerações e deixar as mãos limpas. Mas e na propaganda? Quais comerciais geram tal agonia?

Coca-Cola

Nos Estados Unidos, o filme “Hilltop” da Coca-Cola foi ao ar pela primeira vez em julho de 1971. Mas foi no ano seguinte, no intervalo do Super Bowl VI, que ele se tornou lendário. Um trabalho marcante da McCann Erickson e que, certamente, dá uma aflição em tempos de isolamento social.

Playstation

Ao som de Shirley Temple cantando “Get on Board, Little Children”, a Sony promoveu a função multiplayer do Playstation 2 de uma maneira bisonhamente criativa. Uma multidão se amotoa neste filme criado pela TBWA Worldwide. Detalhe: o comercial foi gravado no Rio de Janeiro.

Staroup

O filme “Passeata”, criado à época pela W/GGK, é um dos clássicos da propaganda nacional. Uma “passeata” é algo raro nos dias de hoje.

T-Mobile

A vida é pra ser compartilhada. Pelo menos na opinião desse flash mob da T-Mobile. Outro clássico do gênero criado pela Saatchi & Saatchi’s. Não seria filmado hoje por, basicamente, dois motivos: foi feito num aeroporto e exigiu aglomeração.

Pepsi

Essa galera toda dançando com o Michael Jackson… Em tempos de covid-19, esse filme clássico assinado pela BBDO seria impensável.

Fiat

Criado à época pela Agência Fiat/ AgênciaClick Isobar e Leo Burnett Tailor Made, este jovem clássico da propaganda brasileira faz exatamente o contrário do que governos e veículos de mídia pedem ao público: clama que todos venham pra rua.

Nova Schin

Um dos filmes mais polêmicos da propaganda brasileira. Zeca Pagodinho experimentando a Nova Schin, após uma multidão que incluía Luciano Huck, Aline Moraes, Fernanda Lima e Thiago Lacerda, fazer o pedido. Hoje, certamente, ele provaria a bebida via live e os pedidos seriam os comentários.

Adidas

Para quem gosta de futebol, este clássico da Adidas é uma tortura em tempos atuais. Primero porque traz alguns dos maiores craques da história (sim, inclusive do passado como Platini e Beckenbauer). Segundo porque, obviamente, o esporte bretão foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19.

Apple

Esse filme de Apple é todo construído sob o conceito da liberdade que os fones sem fio da marca proporcionam. Liberdade essa que é quase inútil quando se está em casa o tempo todo.

Doritos

Decerto, este é o mais nojento da lista. Se fosse feito nos dias de hoje, daria pra sentir o coronavírus passando de um sujeito para o outro.