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Há muito a interrupção feita pela propaganda não é bem-vinda pelo público. Marcas e agências vêm apostando em conteúdos compartilháveis. Afinal, se todos clicam em “Pular Anúncio”, o melhor mesmo é criar um tipo de publicidade que será procurada e não ignorada.

O Cannes Lions, que durante muito tempo foi um festival exclusivo de filmes publicitários, trouxe em 2019 alguns exemplos de comerciais que foram além dos 30 segundos.

Talvez, o mais famoso seja a campanha “Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para a Nike. Uma ação que começou com um tweet do atleta Colin Kaepernick e foi complementada com um baita filme de dois minutos. O resultado: um Leão de Prata na categoria.

https://youtube.com/watch?v=Fq2CvmgoO7I

A marca destacou ainda o trabalho de suas atletas femininas com o filme “Dream Crazier”, criado pela mesma agência. Também faturou um Leão de Prata.

A campanha “The Truth is Worth It”, da Droga5 para o jornal The New York Times mostrou que jornalismo de verdade dá trabalho, mas vale a pena. O filme “Fearlessness” é apenas um dos cinco premiados com o Grand Prix da categoria:

E quando se fala de simplicidade criativa, a Apple é mestre. O filme “Behind the Mac” mostra, de maneira singela, o poder de um Mac e levou um Leão de Ouro na categoria. Afinal, se um produto é utilizado por diretores vencedores do Oscar como Barry Jenkins, músicos mundialmente famosos como Paul Mccartney e atletas do calibre de uma Serena Williams, se você trabalha com criatividade (e tem dinheiro no bolso), certamente escolherá um Mac.

O Brasil, que tem um legado para comerciais clássicos, não ficou de fora dos melhores cases da premiação e faturou um ouro com o “Filme Infinito” criado pela Wieden+Kennedy São Paulo para a marca Old Spice.

Outro que deu o que falar mesmo antes do festival foi o “Viva La Vulva”, da AMVBBDO de Londres para a marca de produtos femininos Essity. Um Leão de Ouro em Film e uma bela homenagem ao público alvo da empresa.

Se tem uma marca especialista em criar filmes que engajam o público e que são esperados pela audiência, é a John Lewis. O filme “Bohemian Rhapsody”, criado pela adam&eveDDB de Londres, é um ótimo exemplo e faturou um Leão de Prata.

Mas o comercial da marca que realmente roubou a cena foi “The Boy And The Piano”. Um filme primoroso que narra de maneira efetiva a história do cantor Elton John. Venceu um Leão de Ouro na categoria. Criação também da adam&eveDDB.

Além de faturar o Grand Prix, a Droga5 também levou uma prata por sua campanha para a Amazon Prime. O filme “Vikings” mostra como uma série pode “entrar” em uma pessoa.

Por fim, o vídeo “22 Again”, da Loteria Espanhola criado pela Contrapunto BBDO, é uma espécie de homenagem ao clássico longa “Feitiço do Tempo” e faturou uma prata.