Cantora e compositora desde os sete anos de idade, a brasileira Luísa Sonza viu mesmo a sua popularidade explodir na internet. Hoje, aos 20, é uma das maiores influenciadoras digitais do país. A artista tem mais de 14 milhões de seguidores em suas mídias sociais e seus Stories conta com mais de quatro milhões de visualizações por publicação. Segundo dados divulgados Instagram, Luísa é a sexta conta mais visualizada do Brasil. De quebra, ainda tem aparições nas redes sociais de seu marido Whindersson Nunes, outra grande personalidade do digital.
Tamanho alcance evidentemente atrai a atenção de inúmeras marcas. Neste ano a artista já trabalhou com Itaú, Hering (campanha ainda será lançada), Grandene, L’Oréal Paris, Halls, Loungerie, Singu, Netflix, Ibis, Eudora e Casar.com. Na entrevista abaixo, ela fala sobre a percepção de sua imagem como marca, suas noções sobre propaganda e marketing e o seu dia a dia como digital influencer. Confira:
Quando você começou a trabalhar com marcas e o que tem aprendido sobre propaganda e marketing nos últimos tempos?
Comecei a trabalhar há um ano e meio mais ou menos. Tenho aprendido muito sobre esse universo e entendido muito mais do que apenas a minha pura e simples participação. Gosto e acho muito importante entender a proposta das marcas e a ligação que elas têm comigo. Procuro usar o produto, testar e vivenciar isso. Acho que passa mais verdade e atinge o público de uma forma mais direta e empática. Assim como desta forma aprendi que algumas marcas simplesmente não são para eu anunciar, eu não uso, não me relaciono, meu público sabe e me conhece. É importante que seja uma parceria real.
Há algum estudo que você faça antes de começar a parceria com alguma marca?
Sim. Junto com a minha agência, a Mynd8, estudamos muito a marca para entender todos os seus contextos, missão e valores. Dessa forma, nós conseguimos ter uma base maior para estabelecer relacionamento com eles e, consequentemente, com as pessoas. Temos uma estratégia de marcas com as quais eu quero me associar, marcas que são verdade na minha vida, que eu uso mesmo, que tenho relacionamento e história. Por exemplo, meu contrato agora com L’Oréal Paris. Minha avó tem salão de beleza e eu cresci sonhando em ser garota-propaganda da marca, é uma entrega que vai além do contrato, vai do sentimento e de tornar o sonho real. Junto com minha agência, nossa preocupação é essa veracidade da relação.
Conte alguns dos trabalhos com marcas mais criativos que você fez…
Foram muitos trabalhos bacanas, mas posso citar para você a campanha com o Itaú, que foi muito importante, pois alinhamos um posicionamento que tinha relação comigo e com o meu universo. O Itaú tem um respeito pelo jovem, pelo dinamismo da sociedade, pelas mudanças, pelo respeito ao novo ao mesmo tempo que preza pelo tradicional. Adorei e me marcou muito. Mas todas, cada uma à sua maneira, me trazem boas lembranças e muito aprendizado. Gosto de falar também da parceria que tive com a L’Oréal no IGTV, nova funcionalidade do Instagram. Me marcou muito porque fui uma das poucas escolhidas para participar do lançamento e L’Oréal estava comigo, foi a primeira marca a participar de um vídeo na ferramenta. Chegamos para eles sem poder revelar o que iria acontecer, dissemos – precisamos de um parceiro, garantimos alta exposição e inovação, e eles entraram com a gente acreditando e a entrega foi incrível. A parceria foi tão bacana que se estendeu e hoje eu sou uma das influenciadoras digitais da marca.
Quais são os perfis de marca que melhor combinam com as coisas que você acredita?
Com toda certeza são empresas que prezam pelos seus funcionários, pelos consumidores a que se destinam e que têm ativa responsabilidade social corporativa, pensamento diverso e sem preconceitos. São marcas conscientes, que sabem do seu papel e cumprem, não deixam apenas no discurso. E como falei antes, marcas que eu uso, que eu tenho no meu dia a dia, essas com certeza combinam sempre comigo.
Há alguma agência ou plataforma que faz a sua ponte com as marcas? Como é esse trabalho?
Há sim, a Mynd8, da Fátima Pissarra, que cuida da minha imagem e faz todo meu empresariamento. O trabalho funciona sempre com base no diálogo e no respeito pela minha opinião e por tudo que penso. É uma troca, nada é imposto, a Fátima presa em realizar e tornar real os meus sonhos, e coloca ele nos trilhos para que ele aconteça da melhor forma. Conversamos, visitamos empresas, temos todo um contato com esse universo, antes de propriamente fechar trabalhos. A Mynd8 respeita isso, é um grupo que enxerga as oportunidades e está sempre aberta para o novo e consegue, como ninguém, traçar estratégias de forma genuína e assertiva para ambos os lados.
Como você se enxerga como marca? Tem a noção de como o posicionamento de marketing é essencial na carreira?
Para te falar a verdade, eu estou começando a me enxergar dessa forma ainda, estou em processo de construção. Mas tenho noção do quanto é importante esse posicionamento e o quanto ele conversa com meus ideais, postura e público que interajo. Mas quero entender cada vez mais, estudar e ter mais propriedade para falar. Sei da representatividade que tenho e busco usar isso para disseminar conteúdo reflexivo, atual, social, sabe? Busco um discurso além, acho essencial. Mas com certeza eu entendo que hoje sou uma marca e preciso ter estratégia, planejamento, objetivos e procuro parceiros que me construam em cima disso.
Qual seria a melhor definição da marca Luísa Sonza?
Uma marca humana em busca de empresas humanas. Acredito no papel social das empresas e na sua força de transformação. Isso é o mais importante. A marca Luísa Sonza quer transmitir credibilidade, verdade, vontade, emoção, prazer e muito amor.
Quais são os principais motivos que fizeram de você uma digital influencer tão poderosa?
Acho que veracidade. Sou o que sou 100% do tempo e as pessoas sentem isso. Não busco mascarar as coisas, sou eu mesma, uma mulher normal, que erra, acerta, sorri, chora, curte a vida. As pessoas veem isso e fico feliz que haja essa troca com eles.
O que um influenciador precisa para conquistar o público?
Acredito que não há uma fórmula, mas o princípio será sempre o de ser você mesmo. Não só para isso, como para tudo na sua vida, seja você, sempre.
E o que ele precisa para promover marcas com qualidade e fluidez nas redes sociais?
Ele precisa ter um discurso que converse e seja alinhado com suas ideias e posicionamento, porque precisa ser natural e orgânico. Verdade é a palavra-chave da atualidade, não tem mais como inventar e fingir. As pessoas acompanham minha vida, sabem tudo que eu faço, não tem como eu falar uma coisa diferente do que todo mundo vê. Senão, não passa verdade, há contradição e sentimento de desconfiança para o público que o acompanha. Isso para mim é o mais importante e o que eu preservo com meu público.