Nizan Guanaes já atuou em duas ocasiões como bombeiro na DM9, agência cuja história está intimamente ligada à sua vitoriosa carreira na publicidade. Na primeira vez, em março de 2002, veio sanar uma grave crise de gestão. Fazia, então, pouco mais de dois anos que ele havia vendido sua participação para o grupo DDB e ido se aventurar no mundo digital, lançando o provedor IG. Convidado pelos controladores do grupo norte-americano a retomar o comando, em pouco tempo conseguiu recolocar a DM9 nos trilhos.
No dia 2 de fevereiro passado, na sede da agência na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, no elegante bairro do Jardim Paulista, em São Paulo, Nizan recebeu executivos do mercado, ex-colegas, funcionários e clientes com acarajé, música baiana e reverências a Iemanjá (orixá que tem seu dia de homenagens naquela data), para marcar seu segundo retorno. Em seu primeiro dia neste novo período, ele anunciou que a empresa passará a usar apenas a marca DM9 (abandonando o DDB) e lançou o novo slogan “#tudodenovo”.
Como é do seu estilo, ele chegou fazendo bastante barulho. Fez um discurso enfático traçando resumidamente sua estratégia nessa volta: “Essa casa é um centro de criatividade. É a power house. É a agência mais lendária e mais icônica que o Brasil tem. Eu não vou ficar atrás de conta, não vou ficar entrando em concorrência. Eu quero cuidar da cultura e da alma da DM9. E o resto vai bem.”
Diversas novidades foram divulgadas pelo próprio Nizan durante o dia em transmissões ao vivo pelo Facebook Live. “Aos 58 anos, vou sair da minha zona de conforto. A DM9, como qualquer agência de 27 anos, precisa de uma boa chacoalhada. Com esse anúncio eu quero atrair não só contas, mas talentos. E vamos voltar a usar apenas DM9, a marca histórica que traz grandes lembranças.”
Reação à crise
Desta vez, Nizan não veio para apagar um incêndio interno: as dificuldades da DM9 estão diretamente ligadas à crise econômica pela qual o país todo passa. Ao longo de pouco mais de um ano, a empresa perdeu contas importantes – como C&A e Guaraná Antarctica – e reduziu a equipe. Foram mais de cem demissões desde o fim de 2015.
No ranking Kantar/Ibope de agências, a DM9 aparecia na 24ª posição, com investimento em mídia de R$ 1,14 bilhão entre janeiro e novembro de 2016. No fechamento do ano anterior, a agência estava na 10ª posição, com investimentos de R$ 2,46 bilhões.
Nos últimos anos, Nizan vinha dedicando a maior parte de seu tempo de trabalho a projetos ligados à Africa, agência do Grupo ABC, fundado por ele, da qual também faz parte a DM9. Nestes pouco mais de 100 dias desde que voltou, os resultados já apareceram. A agência subiu para o 15º lugar no mesmo ranking e novos clientes chegaram, com destaque para a conta institucional da Ambev, a montadora Subaru, Sansung, Hotéis.com, revista Veja e TV Cultura.
Paralelamente à chegada dessas contas, novas campanhas foram lançadas. Em uma delas, para Johnson & Johnson, fica clara a marca de ousadia que sempre acompanhou o trabalho criativo de Nizan, ao colocar como modelo um nenê com síndrome de Down (ver cases). “Estou fazendo um trabalho de recuperação da cultura DM9. Nós, assim como a DPZ no passado, temos um cultura de sermos muito criativos, ousados, como mostra a campanha da Johnson & Johnson. Ajo como o Tite na seleção brasileira, remontando o time.”
Esse seu segundo retorno não altera o comando da agência, que continua tendo Paulo Cesar Queiroz como CEO. Nizan não tem um cargo oficial. “Não defini um nome para o meu cargo. Sou fundador de uma nova DM9. Sou líder, não quis estabelecer um cargo. Todo o trabalho de produtividade e de enxugamento de custos, já foi feito pelo Paulo Queiroz. Agora, vamos focar em fortalecer e dar músculos à nossa cultura e criar pontes com os lugares mais dinâmicos do mundo.”
Ligação íntima
Baiano de Salvador, Nizan começou sua carreira publicitária na DM9 nos anos 1980. Na época, ela era apenas uma pequena agência da capital baiana, comandada pelo arrojado e polêmico criativo Duda Mendonça (vem das iniciais do seu nome a sigla DM, o 9 é um número talismã).
Em 1989, a DM9 foi comprada por Nizan Guanaes e Guga Valente, que tiveram o banco Icatu como financiador. Eles logo transferiram a sede para São Paulo. Naquela época, Nizan já era uma estrela no mundo da publicidade, com passagens vitoriosas pela Artplan, do Rio de Janeiro, e DPZ, de São Paulo, para onde se mudou quando recebeu o convite de Washington Olivetto para ingressar na agência que era então o maior celeiro de criativos do Brasil. Ele seguiu Olivetto quando este deixou a DPZ para lançar a W/GGK (atual WMcCann). Nessa agência, Nizan participou da criação do icônico comercial “Hitler”, para a Folha de S.Paulo, que conquistou Leão de ouro em 1988, em Cannes, e é considerado um dos melhores filmes publicitários de todos os tempos.
Com Nizan, Thomaz Lorente, Affonso Serra e Guga Valente no comando, a DM9 viveu dias de glória, tornando-se um dos grandes players do mercado brasileiro. Em 1993, ganhou o primeiro Grand Prix para o Brasil no Festival de Cannes, o mais importante evento da publicidade mundial, com o anúncio “Umbigo”, para o Guaraná Antarctica, na categoria Press & Poster. Em 1998 e 1999, conquistou o bicampeonato de Agência do Ano no mesmo festival. Somados até a última edição do festival francês, a DM9 registra 127 leões, além de ter sido eleita Agência do Ano em outras duas ocasiões (Em 2005, chegou ao terceiro título, mas na categoria “Cyber Agency of the Year”). Naquele ano, também conquistou seu segundo Grand Prix em Cannes – o terceiro da propaganda brasileira. Em 2009, foi eleita pela quarta vez.
Nos anos 1990, a globalização chegou às agências de propaganda brasileiras, que passaram a se associar ou simplesmente ser adquiridas pelos grandes grupos multinacionais do setor. Em 1997, a DM9 vendeu parte de seu controle ao Grupo DDB, tendo Nizan e Guga como sócios minoritários. Pouco tempo depois, Nizan vendeu sua parte aos norte-americanos e lançou o IG, onde estava quando foi convidado a reassumir o comando da DM9. A sua volta foi breve, pois ele já começara a estruturar o que viria a ser o Grupo ABC, um dos maiores conglomerados de comunicação no Brasil, do qual a DM9 faz parte.
Nesse segundo retorno, além do choque de gestão a que se propôs (“misturei veteranos com gente jovem, o que na publicidade é considerado loucura”), ele também deu muita ênfase ao objetivo de intensificar a veia digital da agência. “Eu quero que a DM9 lidere a revolução digital. Nós vamos virar uma empresa de conteúdo. Vamos ter obsessão pelo novo. Quero participar de todas as concorrências digitais. Quero os prêmios online. Nós temos todo o potencial para liderar o processo digital. Somos uma power house digital”, frisou.
Apesar disso, ele faz questão de frisar que não gosta de separar mídia digital de tradicional. “Que loucura é essa de separar TV e digital? A TV não morreu, mas está sendo tratada assim. Só que a maior parte da audiência ainda é de TV, e TV aberta. Chega de platitudes como dizer que o mundo é digital.”
Outra mudança importante ocorreu na criação. “A criação agora trabalha sob demanda. Impus um modelo de organização exponencial.”
Operação de negócios
Em 2014/2015, nasceu a Operação de Negócios de Performance para Canais Digitais. Um modelo de negócio exclusivo e feito sob medida para o Itaú. O objetivo da Operação de Negócios é criar, gerar e desenvolver soluções de negócios para aquisição de novos clientes e digitalização dos mesmos através do ambiente Digital, em que a essência é mídia de performance, mas as soluções devem ir além disso, respeitando os diferentes perfis de público (clientes e não clientes): entendendo o melhor canal/meio e tom de comunicação para falar com cada um deles.
Como a DM9 faz isso? Com uma visão de negócios e não apenas orientada à criação de campanhas de marca. Na DM9, a área funciona em uma espécie de lab: a sala possui painéis que exibem relatórios das campanhas em tempo real para garantir a dinâmica da operação. O time é composto por 28 pessoas de diferentes áreas, como Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, BI e Programação.
“Em parceria com a equipe de pesquisa e CRM do Itaú, a DM9 estuda os diferentes perfis de público e segmenta a comunicação com foco em conversação. Planeja, cria, implementa campanhas e acompanha os resultados em tempo real, fazendo otimizações e alternando caminhos para encontrar a melhor estratégia para o atingir o objetivo de acordo com o negócio do cliente, que muda de acordo com a unidade de negócio. A gestão da nossa operação de marketing para canais digitais é um grande desafio, tanto para o banco como para os parceiros, pela própria natureza. É uma operação que demanda um alto volume de peças diárias, uma vez que nossos dados nos permitem uma comunicação microssegmentada para bases de clientes, bem como uma grande agilidade, pois, com o monitoramento dos dados em tempo real, fazemos ajustes constantes nas ações das diversas campanhas em curso. Fizemos uma revisão recente e optamos por concentrar a operação em poucos parceiros, sendo um deles a DM9. A parceria tem nos trazido bons resultados tanto para os objetivos da operação em si, como para explorarmos evoluções na estratégia de comunicação para os diversos canais de comunicação disponíveis entre o banco e seus clientes,” diz Ellen Kiss, superintendente de Marketing de Canais Digitais do Itaú Unibanco.
Hoje, a DM9 atende a seis unidades de negócios (duas são novas contas, conquistadas este mês):
• Aquisição de novos clientes (conta corrente pessoa física)
• Digitalização de clientes pessoa física
• Digitalização de pessoa jurídica
• Search Sites
• Atendimento (nova conta) – Com o objetivo de diminuir ligações para a central telefônica do Itaú, planejamos ações para informar as pessoas que elas podem se autosservir de suas dúvidas através dos canais de atendimento digitais do banco
• Aquisição de novos clientes (pessoa jurídica – nova conta)
Cases:
Veja é a nova conta da DM9
A DM9 começa o mês de maio com a nova conta da Veja, a maior revista semanal brasileira e uma das maiores do mundo. Para Nizan e para a DM9, a chegada da VEJA é de grande responsabilidade para a agência, pois ela é uma revista que enfrenta os desafios de reportar a verdade sobre um país tão complexo quanto o Brasil. A DM9 enxerga seus clientes como causas e, a partir de maio, abraçou a causa Veja, que é de enorme importância para o Brasil. Os trabalhos já começaram a ser realizados, incluindo um posicionamento para os 50 anos da revista, que serão comemorados em 2018. Este ano a Veja comemorou um recorde de audiência em site, com 23,2 milhões de visitantes únicos, um crescimento de 142% (na comparação entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017). No mesmo período, a publicidade também aumentou 142%.
Campanha da Johnson’s® Baby conquista a internet
A DM9 lançou a nova campanha para a Johnson’s Baby em homenagem ao Dia das Mães, valorizando a diversidade, a inclusão e a forte ligação entre mãe e filho, além de reforçar que todo bebê é um bebê Johnson’s. A campanha contou com a participação de um bebê com síndrome de Down, uma celebração à diversidade com uma visão moderna da maternidade e os inimagináveis momentos de admiração que ela introduz. A campanha leva a assinatura “Para nós e para todas as mães, todo bebê é um bebê Johnson’s” e foi pensada nas causas e marcas pelas quais a DM9 luta. Após três dias de campanha, a mensagem de conexão entre mães e filhos, e de aceitação da diversidade, conquistou o público. O filme foi visto por mais de 3 milhões de pessoas, foi notícia em mais de 100 portais no Brasil e no mundo. O engajamento nas redes sociais da marca foi o maior em tão pouco tempo. Foram mais de 90 mil reações e 26 mil compartilhamentos. A campanha fez tanto sucesso que o filme será veiculado no fim de semana nos Estados Unidos.
O lado multi das mulheres modernas pela DM9 e Samsung
A DM9 venceu a concorrência para criar a campanha de Dia das Mães da Samsung: “Toda Mãe Merece um Samsung”, com a atriz Giovanna Antonelli. A campanha mostra a rotina das mulheres modernas que são multitarefadas e, com produtos da marca, conseguem triplicar suas tarefas com a ajuda da tecnologia. Com um filme de 30”, que foi ao ar dia 24 de abril na TV aberta e a cabo, destaca também a promoção que dá até 50% de desconto em produtos selecionados da Samsung de última geração e com design sofisticado.
Leveza e qualidade
Como baixar um aplicativo sem ter de apagar as fotos, vídeos e joguinhos do celular? Esse foi o desafio que a DM9 realizou para a nova campanha do lançamento do App Light Itaú, seguindo com o conceito de que “É você que atualiza o Itaú”, estreado em março deste ano. A campanha é composta por quatro fases, sendo a primeira retomar o posicionamento da evolução digital do Itaú a partir das necessidades do cliente. A segunda fase é marcada por cinco filmes com personagens virtuais que reforçam a ideia de não apagar nenhum conteúdo do celular para baixar o novo app. A terceira fase tem dois filmes digitais que mostram o passo-a-passo de como realizar pagamentos e transições. E, por fim, a campanha tem um vídeo de reconhecimento para todos que elogiaram e criticaram o app.
O amor está no ar
Espalhar amor pela cidade de São Paulo. Foi o que a nova campanha da DM9 para o McDonald’s realizou em homenagem ao Dia do Amor. Mais uma campanha que integra o on e o offline e levou milhares de balões biodegradáveis em formato de coração pela cidade, com mensagens de amor e cupons de troca pelos novos produtos, McFlurry Sonho de Valsa e McShake sabor Sonho de Valsa. A ação levou a “#ExperimenteOAmor” e começou com o Twittaço, onde, um dia antes do lançamento da campanha (24/05), influenciadores tuitaram frases de amor, incentivando seus seguidores a participarem do movimento. Em horas, a hashtag chegou aos trending topics. Foram essas mensagens que, junto aos cupons para os novos produtos, voaram pela cidade até chegarem às mãos das pessoas. A ação foi um gesto de amor para celebrar o lançamento dos novos produtos, além de chamar a atenção das pessoas para vivenciarem esses pequenos gestos no dia a dia.
DM9 está de carro novo
No mês de abril, a DM9 conquista mais uma nova conta, a do segmento automotivo, Subaru. A marca japonesa, representada com exclusividade no Brasil pela Caoa, escolheu a DM9 para ser sua agência de publicidade integrada para todos os seus produtos, após apresentar uma estratégia diferenciada de divulgação da Subaru no Brasil, em sintonia com os valores da marca e seus produtos.
DM9 conquista a conta
regional de Hoteis.com
A DM9 conquistou em março a conta regional da Hoteis.com™, empresa líder em hospedagem online em todo o mundo. A agência e a DDB México serão as responsável pelas campanhas offline e online da América Latina, com foco principal para Brasil e México; e secundário para Colômbia, Argentina e outros mercados. O poder de integração regional foi muito positivo para essa conquista e a DM9 focará toda a sua criatividade e embasamento em dados para criar campanhas assertivas para o novo cliente.
Com a H2OH! você não precisa “Enfiar o Pé na Jaca” nem “Chutar o balde”
Sob o conceito criativo “Um pé no sabor e outro na leveza”, a marca lança a campanha “Pé na Jaca” com dois filmes bem-humorados que mostram situações onde não é preciso enfiar o pé na jaca nem chutar o balde em suas escolhas. A H20H!® se posiciona, assim, como uma bebida que pode estar presente tanto em uma “pizzada” quanto em um jantar light, trazendo sempre a combinação de leveza e sabor ideais para qualquer tipo de ocasião de consumo. A DM9 e a H2OH! aproveitaram as brincadeiras do Dia da Mentira para lançar nas redes sociais da marca um mistério de que a bebida teria um novo sabor de jaca, deixando os consumidores curiosos para a nova campanha.
DM9 apoia o arco-íris
Para que diferentes causas ganhem mais protagonismos na sociedade, o mundo precisa abraçar e apoiar grandes causas. E foi o que a DM9 fez. Junto com seu sócio-fundador, Nizan Guanaes, a DM9 inicia um projeto que apoia a causa LGBT e abraça essa primeira bandeira, como símbolo de igualdade. Para mostrar o apoio ao movimento, a DM9 levantou uma grande bandeira na porta da agência. E, em parceria com o produtor Rick Bonadio e com a primeira voz confirmada de Preta Gil, Nizan Guanaes escreveu uma música exclusiva para a causa, “Eu sou filho do arco-íris”, que será lançada em breve e tem como foco ser um novo hino para o movimento. Toda a arrecadação será doada para a Amfar – Fundação para Pesquisas da Aids.
100 dias de Operação Leva BARATO, do Walmart
As lojas de varejo do Walmart do Brasil (Big, Bompreço, Hiper Bompreço, Mercadorama, Nacional, TodoDia e Walmart) entraram na Operação Leva Barato, campanha criada pela DM9, que disponibilizará 100 dias de diversos produtos mais baratos. A nova campanha reforça o compromisso com o consumidor, oferecendo diversas opções de economia aos clientes. Tendo mais de 300 produtos diferentes com preços e negociações especiais, a ação oferece três opções de escolhas: Produto com Menor Preço Garantido (caso o concorrente anuncie o item com preço menor, o Walmart cobre no Caixa); Compre Mais e Leve Grátis (com combos de compre mais quantidades de um item e leve um grátis); e o Escolha pelo Preço ou Escolha pela Marca (com exposições que atendem às diferentes necessidades e vontades das clientes em cada categoria – seja a opção das marcas líderes ou a opção por marcas próprias).
Principais executivos
Sócio-fundador: Nizan Guanaes
Presidente: Paulo Queiroz
VP de Atendimento: Marcelo Passos
Chief Strategy Officer: Andrea de Sá
VP de Inteligência Digital e Mídia: Vicente Varela
VP de Criação: Aricio Fortes
VP de Criação Digital: Eduardo Battiston
Clientes
Banco Itaú
Ambev (Ambev Institucional, Bohemia Pilsen, Fusion Energy Drink, Lipton, Original, H20H!, Serramalte, Soda e Sukita)
BRF – Institucional e Perdigão
CRM (Chocolates Brasil Cacau e Kopenhagen)
Johnson & Johnson (Aveeno, Aveeno baby, Band-aid, Carefree, Johnson&Johnson Institucional, Hipoglós, Desitin, Johnson’s Baby, Neutrogena, o.b. Sempre Livre, Sundown, Johnson’s Body Care)
Cisco
Hoteis.com
Kibon
McDonald’s
Subaru
Tok&Stok
Valor Econômico
Veja
Walmart
Amigos do bem
Faça Parte
Projeto Velho Amigo
Todos pela Educação
TV Cultura
DEPOIMENTOS:
“A proposta do Nizan era dar uma chacoalhada na DM9, mas ele conseguiu muito mais do que isso. Ele criou um novo capítulo na história, ele trouxe uma vibe incrível, uniu a equipe toda da agência com aquela paixão que ele tem pela agência. Ele é a fonte da cultura dessa agência. Em pouquíssimo tempo, 100 dias, ele mostrou essa capacidade de mobilização que tem. Mobilizando a equipe e os clientes, conquistando concorrências, como Sansung e projetos que estávamos disputando no Itaú. E a Subaru, que foi uma conquista sem concorrência, bateu na nossa porta assim que o Nizan chegou. E a mais emblemática conquista, que foi a Ambev institucional. Em maio do ano passado, o Nizan me ligou e disse que a Paula Lindenbergh estava com algumas necessidades de marketing que você pode ajudar junto às redes sociais. Isso porque a DM9 sempre foi muito forte no digital. O Nizan me deu essa dica e procuramos a Paula, que gostou do que apresentamos e contrato a DM9 para fazer o social listening da Ambev. Foi só o Nizan pisar na DM9 e a Paula veio aqui e disse, o Nizan nos ensinou a nos relacionarmos com a mídia social, só que agora nós queremos muito mais. E contratou a DM9 para criar uma campanha institucional e cuidar da marca institucional da Ambev. Então isso é um trabalho que começou com uma sugestão lá em maio do ano passado e virou uma nova conta da agência. E a DM9 não tem apenas clientes, mas tem causas também, como ele sempre diz. Um exemplo disso é o case do bebê Johnson com síndrome de Down, para mostrar que todos os bebês são especiais. O filme ficou encantador, em pouquíssimo tempo ganhou a internet mundial, com mais de 15 milhões de views. Nos EUA, foi colocado como a campanha do Dia das Mães no país. Recebemos mensagens de todas as unidades da J&J no mundo elogiando o filme. Para mim, que trabalho com ele desde 1991, é uma honra ter o Nizan de volta. Nesse curto período da volta dele, a DM9 já conquistou nove posições no ranking e uma matéria do jornal Valor mostra que ela é a agência que mais cresce no Brasil nesse semestre.”
Paulo Cesar Queiroz, CEO
“Eu acho que para o Planejamento, em especial, está sendo um momento muito bom. Primeiro porque eu acho que tem uma coisa da energia dele. Acho que são dois momentos que têm sido muito fortes para o Planejamento.
O primeiro: o pedido do Nizan para que a gente sempre traga um direcionamento mais estratégico e uma visão de negócio (sempre envolver a criação e mostrar para a criação quais são os desafios de negócio). Um convite que está sendo superbem aceito. As pessoas trabalharam mais juntas, menos divisão por departamento, independentemente da área. Seja ela criação, mídia ou atendimento. Está acontecendo uma construção coletiva.
Outro ponto é que o Nizan é um criação dentro da agência. Então, necessariamente, o sarrafo subiu, de entrega total. E acho que entrega de craft especialmente, de qualidade de entrega. Para mim, é muito marcante a diferença que a gente está vendo e do que está indo para a rua. E eu acho que a maior prova disso é essa última semana, em que os breaks da Rede Globo eram inteiros da DM9.
Os trabalhos do Itaú, por exemplo, concorrência que a gente ganhou, da campanha de app Light. Ela mostra muito um jeito de trabalhar diferente. Nós fomos lá, recebemos um briefing e montamos um workshop criativo para a discussão de estratégia com todo mundo junto, então tinha atendimento, planejamento, criação, mídia e todo mundo discutindo junto o problema. Então eu percebo muito essa subida do sarrafo em todas as áreas.
Outro ponto é o olhar mais de negócio mesmo. Entender sobre Market share. Vamos nas farmácias para ver os produtos Johnson’s, vamos cada vez estar mais dentro do banco Itaú. Vamos na Ambev, estar cada vez mais perto do presidente, entendendo quais são os desafios de negócios. Acho que a gente está conseguindo ter um respeito de divisão estratégica muito grande. Apesar de o Nizan ser muito reconhecido como um homem de criação, para mim ele é um grande cara de negócios. E acho que ele consegue trazer isso, essa visão de que, sim, fazemos aqui propaganda, mas essa propaganda tem de influenciar as pessoas e não só em compra, mas em todas as questões das causas e como a gente pode mudar o mundo. E o Johnson’s Baby é uma prova muito fácil de se entender de que a gente tem aí”.
Andrea de Sá, Chief Strategy Officer
“Na época da chegada de Nizan à DM9, no dia 2 de fevereiro de 2007, escrevi um texto para a agência inteira chamado ‘Sobre meninos de 14 anos’. Nele eu contava que aos 14 anos, lá em Salvador, eu decidi virar redator vendo as campanhas da DM9 na TV. O tempo passou e muitos anos depois aqui estamos nós, juntos, na DM9.
Já tínhamos trabalhado muito juntos na Africa e também, algumas vezes, na Pereira & O’Dell, em São Francisco. Mas na DM9 isso tem um sentido especial, pois foi aqui onde tudo começou. Começou para Nizan, já que a DM9 foi a primeira agência desse grupo incrível que é o Grupo ABC; e para mim também, pois foi graças à DM9 que eu escolhi esta profissão. E também foi onde minha carreira ganhou corpo, quando entrei aqui em 2005, como redator. Por isso meu comentário é: sinto-me novamente que nem um menino de 14 anos lá de Salvador, tamanha a minha alegria em assistir ao vivo um cara que já conquistou tudo na profissão acordando cedinho, correndo atrás, criando, planejando, dando show nos clientes e mexendo a propaganda brasileira como ele sabe bem fazer. Tudo de novo. E com um pique gigantesco. Nem todo mundo sabe, mas Nizan vai disputar um Iron Man em breve, então ele tá voando baixo mesmo. Tudo isso é muito inspirador, estar ao lado dele neste momento, abrindo novos caminhos para a nossa querida DM9. Para que amanhã, um outro menino de 14 anos lá de Salvador também decida virar publicitário justamente por causa da DM9.”
Aricio Fortes, VP de criação
“Propaganda nada mais é do que pessoas criando para pessoas. Nesse contexto, o maior desafio é despertar e desenvolver o melhor nas melhores pessoas. Sinto que Nizan, seja pelo seu significado no mercado, seja pela sua experiência e talento, trouxe propósito, mudou a vibração das pessoas e elevou a barra para um patamar ainda mais elevado. Dá gosto de ver como ele se desafia e como, incansavelmente, coloca a agência numa perspectiva centrada no cliente e no resgate da busca incessante pela melhor ideia, que vai trazer o melhor resultado. O time da DM9 está forte e com a autoestima elevada. Sinto bons ventos pela frente.”
Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú
“A volta do Nizan para a DM9 representa um grande banho de inspiração e de motivação. Representa mais. Não só a visão do publicitário criativo, não só a visão da importância da ideia, mas a chegada dele traz um conceito muito importante, que é o futuro da publicidade: a visão estratégica da criação. Ser um criativo estratégico e ser um criativo voltado para o negócio e vice e versa. Juntar essas duas disciplinas é um dos grandes objetivos em relação ao desenvolvimento das pessoas.
Outro aspecto importante é sobre a motivação e a inspiração das pessoas. É natural que, com o decorrer dos anos, em qualquer relacionamento e qualquer organização, as pessoas entrem na sua zona de conforto, e o Nizan nos tira dela todos os dias.
O sarrafo da qualidade ficou bem mais alto. O nível de exigência e da alta performance está extremamente claro, o que faz com que as pessoas busquem crescimento. Faz com que as pessoas questionem, mudem o seu patamar de desenvolvimento de carreira.
Com relação à criação em si, é perceptível o brilho nos olhos dos jovens. Eles percebem a grandiosidade de estar sentado em uma cadeira, iniciando sua carreira onde o Nizan sentou. O Nizan é um superlíder, servidor e ele lidera pelo exemplo.
Então o Nizan traz à agência, resumindo, conceitos importantes para a criatividade voltada para o negócio, uma motivação das pessoas em querer entregar mais e melhor, uma busca pela eficiência em todo o tempo. Realmente a DM9 está passando por um momento em que o engajamento das pessoas e o clima não poderiam estar melhor. Acho que temos muito ainda o que crescer, mas a gente já consegue perceber a revolução, os conceitos. Estamos desenvolvendo o projeto Cultura, onde resgatamos valores importantes, se adequando a essa nova geração.
Outro aspecto importante foi que com a chegada do Nizan ele trouxe pessoas com mais idade e esse mix de gerações, que já é perceptível, está gerando excelentes resultados. Para a área de gestão de pessoas, Nizan é uma das maiores ferramentas que eu poderia ter de desenvolvimento, de nova ação, de motivação e do exemplo de ser líder.”
Maria Eduarda Lomanto, VP de RH
“Eu enxergo a criação da DM9 revigorada. É uma outra energia, outro clima, outra força. E as pessoas que chegaram, inclusive, reforçaram a criação, como o Battiston, o Pedro Bueno na produção, o Aaron, o Magrão. Eu acho que é uma criação muito mais forte e muito mais orientada. A presença do Nizan nos trouxe um norte. Sabemos para onde correr, porque ele é o melhor criativo de todos os tempos, é o cara que criou a agência. Então, se não bastasse o reforço que hoje em dia, o time está mais forte, tem outra energia por ele estar aqui dentro dando o norte para todos nós. Como ele mesmo diria: ele faz o papel do Tite, é muito bom porque todo mundo sabe para onde correr.”
Paulo Coelho, diretor-executivo de criação
“Eu acho que num balanço de 100 dias do Nizan aqui na DM9, teve muita gente que ganhou, mas, principalmente, o cliente e as pessoas que trabalham aqui com ele. Alguns dos motivos são porque é um luxo a gente poder contar com toda a experiência que o Nizan tem no mercado publicitário. Sem contar o fato de ter junto com a gente o cara que fundou a DM9, ou seja, o cara que fez uma agência que era pequena virar uma das agências mais importantes do mercado brasileiro. E ele traz essa cultura de volta para a agência, que nos dá o ritmo, que nos dá o tom de como a gente deve trabalhar, faz toda a diferença por ter o fundador por perto. Nós sentimos nossa cultura viva e pulsante o tempo inteiro.
Quando pergunta o que você leva da DM9? Respondemos que é a força criativa que a gente tem. E ter a pessoa que criou isso trabalhando com a gente, motiva não só a criação, mas todos que estão em volta, a trabalhar para que a gente tenha ideias fortes, ideias bem concebidas, que resolvem o problema do cliente, fazem vender mais. Ideias que impactam a percepção da população. Ele faz com que ideias virem pop, que marcas fiquem conhecidas, ou seja, é um homem que está o tempo inteiro inspirando criativamente a agência.
Além disso, uma agência de propaganda, obviamente, precisa ter retorno em negócios, e acho que o Nizan, ao longo do tempo, mostrou que tem capacidade de geração de negócios. É impressionante, além de ter uma visão muito clara de para onde quer ir, ele consegue converter toda essa experiência e toda essa criação em negócios não só para os clientes, mas, obviamente, para a agência também. O Nizan tem essa via empreendedora, de acreditar, potencializar e buscar as pessoas para que façam cada vez mais de um jeito diferente. É outro símbolo que fica muito marcante nesses 100 primeiros dias do Nizan aqui na DM9.
E acho que, para coroar tudo isso, a gente não podia ter tido um posicionamento mais feliz do que esse que ele trouxe, que é o ‘não temos clientes, temos causas’. É um posicionamento que coloca a DM9 no mapa da atualidade, mais do que isso, uma visão de vanguarda onde a agência passa a ter um propósito muito claro de que tudo o que ela está fazendo, suas ideias, os trabalhos e todo o envolvimento que a gente tem com os clientes, passa por causas que são muito mais do que simplesmente fazer uma propaganda.
Nizan tem feito um ótimo trabalho junto com a turma aqui na DM9. Então, fazendo um grande resumo, eu acho que a gente tem de estar muito feliz por poder ter o guru de volta, e torcer para que ele fique aqui um bom tempo para que a gente faça a DM9 ficar cada dia mais forte.”
Marcelo Passos, VP de atendimento
“Falar da genialidade criativa do Nizan é, talvez, chover no molhado. Mas o Nizan que voltou para a DM9 transcende o papel do excelente publicitário que ele sempre foi. Ele é hoje um grande homem de negócios, focado na qualidade de nossa entrega aos clientes, mas, também, extremamente focado na operação da empresa e nos resultados financeiros que essa operação gera. Temos trabalhado em um alto grau de parceria desde sua chegada, de forma que consigamos melhorar a qualidade de nossos trabalhos também aumentando nossas margens de rentabilidade.”
Rodrigo Leoni, VP de financeiro
“A Dm9 vive um momento muito positivo, fundamental para continuar a nos apoiar no foco ao consumidor.”
Roberto Gnypek, VP de marketing do McDonald’s
“O novo momento DM9 está a todo vapor. É realmente muito bom fazer parte disso.”
Pethra Ferraz, diretora de marketing da BRF
“A vontade de fazer acontecer da DM9 é a chave na construção da nossa parceria. Um exemplo disso são os 100 dias de operação Leva Barato, do Walmart, criação da DM9 que está nos ajudando a ultrapassar períodos turbulentos da economia.”
André Chevis Svartman, diretor-geral de marketing do Walmart
“O gás e a força da DM9 estão ainda maior. Uma energia contagiante.”
Paula Lindenberg, VP de marketing da Ambev
“Já vemos uma DM9 com muito mais fôlego e com a velocidade em ser cada dia melhor.”
José Cirilo, Head de marketing da Johnson&Johnson