Levantamento da Comscore, patrocinada pela Kivi, trouxe dados sobre como a população brasileira enxerga a publicidade na TV conectada
O brasileiro está cada vez mais adepto à TV conectada (CTV). Pelo menos é isso que aponta a última pesquisa da Comscore, patrocinada pela Kivi e intitulada como “CTV Usage in Latin America”, que mostrou que 50% da população online consome conteúdos em TV conectada.
O levantamento também indicou que 97% dos lares que assistem programas em CTV possuem uma Smart TV. Destes, 61% são formados por 3 ou 4 pessoas e 15% por 5 ou mais telespectadores.
Outro dado apresentado é que 63% das pessoas afirmaram que assistem diariamente aos conteúdos, o que evidencia o potencial de alcance deste canal de entretenimento e informação em grupos familiares ou de amigos, assim como a influência que os anúncios publicitários veiculados em CTV podem exercer sobre eles.
Em relação aos anúncios publicitários veiculados em CTV, a análise apontou que 33% das pessoas buscam informações online sobre o anúncio assistido, 36% aprendem sobre novos produtos e 22% comentam com alguém sobre o que foi anunciado. Para além disso, 15% dos entrevistados apontaram que compram um produto logo após terem visto o anúncio.
“Esta busca de informações online pós-visualização de publicidade destaca a predisposição dos usuários para conhecer algo novo e revela que se trata de uma audiência nova, que ainda não havia sido impactada pelo mix de marketing das marcas. Para além de awareness, a publicidade em CTV demonstra ser capaz de motivar uma ação, contribuindo para consumar um desejo”, afirmou Marcelo Cohen, country manager da Kivi no Brasil.
O estudo da Comscore também trouxe números que traduzem outros comportamentos de telespectadores de TV conectada, como por exemplo o fato de que 72% dos entrevistados apontaram que assistem a um programa ou filme até o final, 70% prestam atenção total enquanto veem um conteúdo e 66% “maratonam” vários episódios de uma série.
Já entre as categorias mais consumidas em CTV, ao menos uma vez por mês, estão os filmes (92%), séries (88%), notícias (66%), esportes (65%), música (47%) e programas locais/ao vivo (45%).
Segundo o levantamento, 63% da audiência brasileira de CTV considera que a publicidade na TV tradicional é mais dominante e interrompe a sua experiência, quando comparado com os 30% que tem a mesma opinião, só que sobre a TV conectada.
A pesquisa também apontou que os anúncios não direcionados despertam pouco interesse na audiência e que os telespectadores gostariam que a publicidade fosse relevante para seus interesses, uma vez que 44% das pessoas ouvidas concordam que os anúncios devem estar relacionados aos seus interesses, enquanto 37% acreditam que eles devam estar ligados ao que estão assistindo e 34% creem que as propagandas devam estar relacionados a algo que compraram ou pesquisaram online.
“Para o consumidor, é preciso trazer conteúdos relevantes, exclusivos e ao vivo. Numa navegação digital, há acesso a mais dados e por isso o anúncio pode ser trabalhado para conversar com a categoria do conteúdo que está sendo assistido, comportamento do usuário, geolocalização e clima, entre outros aspectos que o tornarão mais relevante e menos invasivo”, explicou Cohen.