O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 divulgou na tarde desta quinta-feira (23) uma lista com as empresas selecionadas para a segunda fase da concorrência para a criação da mascote do evento. Um total de 15 nomes figuram entre as classificadas, entre eles os das agências DM9DDB, LW Comunicação e Neogama/BBH, além de produtoras de filme, escritórios de design, estúdios de animação e de computação gráfica.

As selecionadas participarão de uma reunião de briefing com representantes da equipe do Rio 2016, marcado para a próxima segunda-feira (28), na sede do Comitê, na capital fluminense. Na ocasião, os participantes terão acesso ao cenário geral dos Movimentos Olímpico e Paraolímpico, de informações sobre o papel das mascotes nos Jogos e da lista de solicitações para o processo criativo. Após o desenvolvimento de trabalho que responda ao briefing, as concorrentes retornarão a encontrar representantes do Comitê para ajustes e aprofundamentos.

A escolha da vencedora deverá acontecer por unanimidade. A premiação final é de R$ 50 mil para a criação de duas mascotes — uma para as Olimpíadas e outra para as Paraolimpíadas —, que devem ser conhecidas pelo público apenas em meados de 2014.

Confira abaixo a lista das 15 empresas que participarão da segunda fase do processo:

Alê Abreu Produções
Bertoni Serviços de Programação Visual
Birdo Filmes em Animação
Borogodó Design
Cinema Animadores
DM9DDB
Labareda Design
Loucomov Animação e Computação Gráfica
LW Comunicação
Marcella Tamayo dos Santos ME
Mono Entretenimento
Neogama/BBH
PG Produções de Cinema
Split Studio
VSRM Artes Gráficas