O 19ª Festival Mundial de Publicidade de Gramado muda sua postura para a edição de 2013. Ela está sendo coordenada pelo publicitário Mauro Dorfman, da Dez Comunicação, de Porto Alegre. Sem premiações para trabalhos publicitários, o evento terá foco total em conteúdo, privilegiando palestras, discussões e apresentações de filmes, anúncios e cases premiados em festivais nacionais e internacionais. Sua realização acontece entre 5 e 7 de junho de 2013, na cidade de Gramado (RS).

Entre os conferencistas confirmados estão Carl Honoré, jornalista londrino; Carlos Bensan, presidente da Ogilvy Chile; Antônio Jorge Alaby Pinheiro, presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro; Santiago Keller Sarmiento, presidente da LatinSpots; André Palmini, diretor do instituto do Cérebro da PUC-RS; Rony Rodrigues, sócio-fundador do grupo Box 1824; Emiliano Urbim, diretor de redação da revista Galileu; os diretores de cena Jarbas Agnelli, Alexandre Lucas e Roberto Callage; Luciano Deos, presidente da Abedesign; Victor Knijnik, vice-presidente de criação da New Energy; e Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência. Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, e Octávio Florisbal, da Rede Globo, estão na lista de convidados.

O tema da 19ª edição é “Razão e emoção”. A criação da marca do festival e  a campanha de divulgação do festival ficaram a cargo da Dez Comunicação. A programação do festival conta com apresentações de trabalhos premiados no Cannes Lions 2012, Colunistas 2012 e El Ojo 2012.