Entidade reuniu nomes como Lais Vita, secretária de Comunicação do Estado de São Paulo
A APP Brasil (Associação de Profissionais de Propaganda) realizou a primeira edição do Fórum APP – Conexão Pública, no Teatro da ESPM, em São Paulo.
O evento teve como objetivo discutir os rumos e os desafios da comunicação de interesse público no Brasil, com foco na transparência, responsabilidade e eficácia das ações publicitárias promovidas pelo poder público.
Um dos principais temas do encontro foi a Lei 12.232/2010, de autoria do dr. José Eduardo Cardozo, presente no evento, que regulamenta a contratação de serviços de publicidade por órgãos e entidades da administração pública.
Segundo Afonso Abelhão, presidente da APP Brasil, a comunicação institucional precisa ser tratada como um serviço essencial.
“É fundamental que as ações publicitárias do poder público consigam de fato informar, orientar e gerar confiança na população. Isso exige preparo técnico, responsabilidade e sensibilidade para entender o cidadão como centro da mensagem”, afirma.
Para ele, o fórum representa um avanço nesse debate: “Queremos estimular boas práticas e colaborar para que a publicidade pública seja cada vez mais transparente e eficiente”, completou Abelhão.
Para Silvio Soledade, vice-presidente de Expansão e Mercados Regionais da APP Brasil, o fórum nasce da necessidade de fortalecer o diálogo entre a comunicação e o poder público.
"Queremos contribuir para uma publicidade pública mais ética, eficaz e conectada com a realidade. Mais do que discutir normas, queremos propor caminhos. Acreditamos que inovação, criatividade e ética são indispensáveis para uma nova geração de campanhas públicas que falem com as pessoas e não apenas sobre elas", afirmou.
Participaram deste primeiro fórum nomes como: Dalton Pastore, presidente da ESPM; dr. José Eduardo Cardozo, advogado e sócio na Martins Cardozo Advogados Associados e ex-ministro da Justiça; Lais Vita, secretária de Comunicação do Estado de São Paulo; Helenice Moura, consultora de Excelência Digital da Boehringer Ingelheim e co-founder da ONG A Liga Digital; João Brito, diretor de atendimento da agência Propeg; Juliana Nakata Albuquerque, vice-presidente executiva do Conar; Márcia Esteves, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); dr. Paulo Gomes, advogado na Paulo Gomes de Oliveira Filho Advogados Associados; Malú Vilela, analista jurídica do E-Commerce Brasil; Eduardo Martins, advogado na Schiefier; e Dudu Godoy, vice-presidente do Cenp, entre outros.
Painel 1 : Lei 12.232: Estrutura e Impactos
Painel 2: Autorregulamentação e Ética na Publicidade
Painel 3: Inovação e Criatividade na Comunicação Governamental
Painel 4: Desafios na Publicidade Digital do Setor Público
Acordo de cooperação técnica entre APP Brasil e ABMRA