Para participar, os trabalhos devem ter sido veiculados entre 1º de junho de 2021 e 30 de junho de 2022, na Argentina, Brasil ou México

Estão abertas as inscrições para o primeiro Meta Video Awards, que vai destacar os melhores usos de vídeos nas plataformas da Meta. Os trabalhos devem ter sido veiculados – total ou parcialmente nos canais da Meta - entre 1º de junho de 2021 e 30 de junho de 2022, na Argentina, Brasil ou México.

Agências, marcas e criadores de conteúdo (vinculados a estas empresas) que tiverem interesse, terão até o dia 4 de novembro para realizar a inscrição. Ela é gratuita e deve ser feita em dois idiomas, espanhol ou português, de acordo com o país de origem do participante.

Depois, já na fase de submissão, os trabalhos inscritos devem ser apresentados traduzidos ou legendados em inglês. Eles também têm que ser encaminhados exatamente como foram publicados nos canais Meta.

Os interessados em participar encontram no site da Meta o regulamento da premiação.

As campanhas serão julgadas entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, por profissionais de diversas áreas, dos três países. A ideia é reunir um júri composto por líderes da indústria da comunicação e especialistas da própria Meta.

O júri vai avaliar como a marca traduziu o briefing, ou o insight, em uma campanha criativa, usando soluções de vídeo nas plataformas da Meta, utilizando as melhores práticas que a tornaram referência na indústria, obtendo resultados comprovados, além de relevância para a audiência.

A premiação permite que o mesmo trabalho seja inscrito em uma ou mais categorias. Veja a seguir os detalhes de cada uma delas:

Estratégia de Vídeo Full Funnel
Avalia campanhas que usam o vídeo como principal recurso em toda a estratégia para atingir os objetivos de negócios - do planejamento, passando por awareness à conversão. Um dos pontos em consideração será o uso de dados como premissa para a criação da campanha, além da integração dos diversos formatos de vídeo disponíveis nas plataformas da Meta.

Criatividade em Uso de Vídeo
A categoria foca em campanhas que usam novos formatos e criatividade para conectar pessoas com marcas de modo inovador. O júri vai avaliar como a marca traduz uma ideia em uma campanha que mescla formatos de vídeo longos e curtos, como Reels, realidade aumentada e realidade virtual, com resultados consistentes de alcance, interações e conversões.

Diversidade, Equidade e Inclusão em Ação
Vai premiar trabalhos que assumem uma posição proativa pela diversidade, equidade e inclusão, por meio de narrativas em vídeo inspiradoras, que busquem conscientizar, reduzir a discriminação, criar inclusão e capacitar as comunidades. Entre os aspectos em consideração estão: se a campanha se dirige a um ou mais grupos sub representados e se contou com equipes diversas em sua produção.

Os trabalhos que se destacarem com ouro em uma das categorias da premiação concorrem automaticamente ao Grand Meta Award. A ideia é premiar com o Grand Meta Award campanhas que tenham gerado resultados de negócios, usando as plataformas de vídeo da Meta, com estratégia inovadora e potencial de ser fonte de inspiração e influência para toda a indústria.

Segundo a Meta, atualmente, formatos curtos como Reels são os que mais contribuem com engajamento no Instagram. "Nossas soluções de vídeo, de formatos curtos e longo, têm sido um grande sucesso na América Latina, unindo o comportamento de consumo dos usuários ao trabalho criativo de altíssima qualidade de todo o ecossistema da região”, declara Debora Nitta, diretora de marketing de negócios da Meta na América Latina.

Ela acrescenta ainda que o Meta Video Awards é uma iniciativa muito importante para a empresa, e tem como principal objetivo celebrar e valorizar a comunidade que tanto contribui com o sucesso das plataformas e da indústria como um todo.

Outras informações e mais detalhes de como se inscrever estão disponíveis no site.