“Shopping Centers no Brasil: os desafios do crescimento”. Esse será o assunto central do 2º Fórum Brasileiro de Shopping Centers, promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), presidido pelo empresário João Doria Jr., e o Lide Comércio, liderado por Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da GS&MD.
O encontro, que ocorre no próximo dia 26 de fevereiro, irá trazer quatro grandes debates: “O desafio do crescimento em um cenário de incertezas”, “Uma nova ideia de shopping: muito além das compras”, “Desafios da interiorização” e “O novo desenho do varejo no Brasil”.
“Iremos discutir o crescimento dos shoppings e também o atual cenário da economia brasileira. Apesar das previsões incertas, nós estamos otimistas, pois sabemos que dentro da crise existe a oportunidade e que é possível crescer”, afirma Vivian Salaro, diretora-geral de projetos do Grupo Doria. O comportamento do consumidor também estará na pauta de discussões. “Também pretendemos falar sobre a realidade das compras no Brasil e de como o consumidor está fazendo sua escolha no ponto de venda”, diz.
De acordo com João Doria Jr., o crescimento contínuo do setor de shopping centers no Brasil tem atraído olhares de investidores internacionais. “Além disso, é um setor importante da nossa economia, pelos números que agrega, inclusive na geração de postos de trabalho. Estima-se que mais de 900 mil empregos”, destaca.
No encontro, Carlos Medeiros, CEO da BRMalls, vai falar sobre “O desafio do crescimento em um cenário de incertezas”. O segundo tema do dia, “Uma nova ideia de shopping: muito além das compras”, será tema de Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe. Eduardo Gribel, presidente da Tenco, trará ao público o tema “Desafios da interiorização”. A última palestra, de Edson Kawabata, diretor de estratégia e desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, vai mostrar “O novo desenho do varejo do Brasil”. Todos os painéis serão comandados por Marcos Gouvêa de Souza.
Ainda no encontro, as empresas e cases que se destacaram no Brasil no último ano receberão o Prêmio Lide
Shopping Centers 2015. Ao todo serão 10 categorias, que vão de Arquitetura e Design a Campanha Promocional, passando por uma homenagem especial, que será divulgada apenas no dia.
Para este ano, a previsão é de que o Fórum de Shopping Centers tenha um crescimento de 10% em faturamento em relação a edição de 2014.