A CCXP – Comic Con Experience 2018 tem 103 marcas no line up. Nos estandes, boa parte delas levou um mix de produtos, serviços e experiências para os visitantes. PROPMARK reúne abaixo algumas das principais ativações presentes nessa que é a quinta edição do maior festival de cultura pop do mundo.

CCXP/ I Hate Flash

1 – De volta aos anos 80 com Bumblebee
O que seria um pontinho amarelo na CCXP18? O estande da Paramount Pictures e da Hasbro. O espaço faz a contagem regressiva para Bumblebee, longa que se passa na década de 80 e estreia dia 25 de dezembro. No estande, os visitantes entram em um fusca amarelo (nova forma de Bumblebee) e cantam um sucesso da década. A gravação é enviada ao participante por e-mail. O espaço também tem uma mobilete em frente a um túnel de vento, simulando uma volta com a motocicleta, assim como a protagonista do filme. Ainda há uma réplica gigante do Bumblebee para que as pessoas tirem fotos. E o ambiente de jogos reúne gabinetes de fliperama, arcade de basquete e uma máquina de garra. Já quem curte dançar pode performar no jogo Just Dance Now em um palco e ganhar brindes.

2 – Play na experiência
Globoplay, Globo, Globosat e Som Livre fazem a sua maior participação no evento com ações integradas. O estande foi inspirado em  “Ilha de Ferro”, série original da Globo produzida para a Globoplay. O ambiente reproduz a plataforma de petróleo PLT – 137, cenário da trama. O primeiro andar tem figurinos, jogos, ambientes hospitalares das séries “The Good Doctor” e “Sob Pressão”, além de área para descanso e degustação do produto. Entre os figurinos, os visitantes podem vestir o da série The Handmaid’s Tale e tirar fotos. O segundo andar é todo dedicado à “Ilha de Ferro”, com equipamentos de realidade virtual, um simulador de voo em um helicóptero de proporções reais, roupas dos protagonistas e local para fotos. 

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3 – Uísque no gelo
Estreante na CCXP, a Johnnie Walker apresentou o recém-lançado White Walker by Johnnie Walker, uísque criado para celebrar a última temporada de Game of Thrones, em parceria com a HBO. A novidade foi inspirada nos White Walkers, e traz o mood da trama no líquido e na embalagem. A garrafa em tons gélidos de azul e branco remetem ao inverno de GoT. Quando resfriada tem um visual glacial e uma mensagem-surpresa. O icônico Striding Man surge vestido com uma armadura, remetendo ao exército do Rei da Noite. O estande temático tem projeções em LED e espaço para fotos e gifs. No bar (para maiores de idade) o público pode tomar a bebida em um copo de gelo. Para isso, é preciso usar luvas.

4 – Winter is here!
Queridinha no Brasil e uma das séries mais aclamadas de todos os tempos, Game of Thrones também domina o estande da HBO. O tour de experiências interativas dura 30 minutos. Os fãs podem prestar homenagens a alguns personagens que já passaram pela série, além de recordar acontecimentos e envolver-se em uma atividade com os White Walkers. O passeio termina no Trono de Ferro. Já os fãs de Westworld conhecem um pouco mais sobre a série em uma ativação com realidade virtual. O espaço tem ainda um estúdio no segundo andar, onde são feitos anúncios de novidades, interações com artistas da HBO e transmissões.

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5 – Mergulho no universo Prime da Amazon
Amazon e Prime Video chegaram chegando na CCXP. A estreia no evento tem venda do Fire TV Stick com condições especiais e experiências com séries exclusivas Prime Original, como American Gods, The Man in the High Castle e The Purge. Os visitantes encontram um cosplayer de Czernobog, o deus do mal de American Gods, e podem medir forças com ele em um jogo de martelo e peso. O Jack’s Crocodile, o bar de American Gods, um dos pontos mais famosos da ficção mitológica baseada na obra de Neil Gaiman, permite que o público se sinta como um personagem. A série The Man in the High Castle tem exposição de figurinos, itens cenográficos e objetos usados nas gravações. Além disso, uma maquete 3D remonta o mapa dos Estados Unidos retratado na série e o público pode deixar sua marca em uma da parede com carimbos e mensagens inspiradas na Resistência. Já a ativação da série de terror The Purge tem um espaço fechado para quem tiver coragem: um museu cheio de referências da produção e assustadores cosplayers. O acesso à área precisa de um termo de responsabilidade.

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6 – Imersão Warner
Os 900m² da Warner nessa CCXP estão divididos entre Warner Bros. Pictures, Warner Channel, Warner Home Entertainment e Warner Bros. Consumer Products. Entre as estreias, “Creed II” tem um espaço em que fãs num ringue disputam uma “luta” sobre conhecimentos dos filmes da série; “Aquaman” tem uma experiência sensorial no fundo do mar; Shazam! permite ao visitante tornar-se o herói ao gritar a palavra mágica; o live action Pokemón: Detetive Pikachu aposta em realidade aumentada.

Séries também estão em destaque. Após sucesso na Casa Warner, a Warner Channel recriou a lanchonete Pop’s, ponto de encontro dos personagens de Riverdale, e a famosa piscina de bolinhas de The Big Bang Theory, cenário de um dos episódios mais icônicos da trama. Na área do Flash o público aposta corrida com o personagem mais rápido do mundo, interagindo com uma tela de LED. Na parte de Young Sheldon, o público fica de cabelo em pé com bolas eletromagnéticas. Os fãs de Supernatural podem embarcar na Garagem do demônio a bordo do Baby. Já a parte de Warner Games tem jogos como Lego DC Super-Villains, Injustice 2: Legendary Edition e Resident Evil 2, que chega ao país em 25 de janeiro de 2019.

O estande tem ainda debates e conversas com influenciadores e fãs sobre o universo DC, séries e filmes. E Pela primeira vez a Warner Bros tem uma loja com produtos exclusivos de produções do estúdio, incluindo heróis da DC, séries de TV e personagens no universo de horror.

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7 – Disney para todas as idades
Parceira da CCXP desde o começo, o espaço da Disney mistura clássicos e lançamentos, animações e longas. Os visitantes podem entrar no mundo da internet com Ralph e Vanellope, de WiFi Ralph, em corredores iluminados, ou fazer desejos na lâmpada do Aladdin. Dumbo e Toy Story 4 têm espaços para fotos que permitem “ganhar asas”. Já quem gosta de Marvel pode tirar fotos em um painel da marca e ambientes com referências e figurinos do longa Capitã Marvel, uma das estreias mais aguardadas de 2019. O espaço também tem uma área de heróis e vilões e uma experiência de Star Wars.

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8 – Quem está assistindo?
A Netflix fez um mix de conteúdos já consagrados na plataforma, como Stranger Things e La Casa de Papel, com as novidades que estão chegando, como Bird Box, que estreia dia 21. O público enfrenta desafios baseados nas produções. Um deles é percorrer um labirinto formado por fios com os olhos vendados (inspirado em Bird Box), outro é acertar almofadas em formato de presentes em uma lareira, para divulgar o filme Crônicas de Natal. Já a Casa da Moeda da Espanha, de La Casa de Papel, foi reproduzida no local. No tour, é possível tirar uma foto com uma pilha de dinheiro, por exemplo.

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9 – Plano infalível. Mesmo.
Ano após ano a participação da Mauricio de Sousa Produções resulta em um dos estandes mais procurados do evento. Este ano a empresa fez quatro cabines temáticas, uma delas revestida por mais de 400 Sansões e uma com o crossover entre a Turma e a DC Comics. O estande tem ainda uma parceria com a Asus Brasil. No Desafio de Artistas, os participantes desenham personagens do Mauricio de Sousa correndo contra o tempo; o Gameplay Astronauta Toy é um minicampeonato do recente aplicativo da MSP; e no Quiz: O Maior Fã da Turma, o público compete sobre o universo da turminha, valendo pontos e prêmios como um ZenFone.

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10 – Guerra de cotonete pode? Pode.
O espaço interativo da Lupo cresceu bastante desde 2017, quando a marca estreou na CCXP. Com 180m², mais do que o dobro do tamanho do ano anterior, a Lupo trocou a parede de escalada por um ringue com guerra de cotonete gigante. A marca também ampliou o mix de produtos. Além das clássicas meias, os visitantes encontram peças do seu portfólio underwear – pijamas, cuecas e calcinhas – inspirados nas franquias Harry Potter, Star Wars, Batman, Superman e Mulher Maravilha. Alguns modelos são inéditos e foram desenvolvidos para o evento.

11 – Rick & Morty e Spiderman juntos? Por que não?
Pela quarta vez na CCXP, a Piticas, marca de camisetas licenciadas, investiu em um espaço de 540m² (mais que o dobro de 2017). A empresa preparou 30 novas estampas, com edições especiais para a feira. São personagens da Marvel, Star Wars, Harry Potter, Stranger Things, Sailor Moon, Cavaleiros do Zodíaco, Mulher Maravilha, Deadpool, entre outros, com lavagens estilo lavanderia, além de bordados e camisetas frente e verso. Nas ativações, os frequentadores encontram Photo Opportunity de Homem-Aranha inspirada no SpiderVerse. Em parceria com o Cartoon Network, a empresa fez uma réplica da nave dos personagens Rick & Morty, para duas ativações: foto pilotando a nave caracterizado como Ricky saindo do portal e um jogo de tiro ao alvo. Outras opções são a Laser Shot, sala com obstáculos, iluminada com luz negra; e o Custom Bar, para customizar camisetas.

12 – Fox: tudo junto e misturado
A Fox criou um circuito que integra o aguardado longa Fênix Negra, o controverso e amado Deadpool, o filme de ficção científica Alita: Battle Angel, o clássico Dragonball Z e o filme O menino que queria ser rei. Os visitantes começam tirando uma foto no topo do Instituto Xavier para Jovens Superdotados, depois escorregam para o quarto do Deadpool, saem e já tiram uma foto lutando contra um dos inimigos de Alita. Dando a volta no espaço, o desafio é tirar a espada de uma pedra para ser rei, e depois viajar na parte de DBZ, entre exposição de produtos, jogos e oportunidade de fotos com personagens em tamanho real.

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13 – Preto e branco
Quem gosta de Homens de Preto pode viver uma pequena experiência de como ser um. No estande de Sony, os visitantes entram em uma nave e “fazem um passeio que é apagado da memória”. O nome do novo filme (MIB: International) foi divulgado durante o evento. O espaço tem outras produções, como o centro de treinamento de As Panteras, que foi reproduzido, e cenários para fotos com pessoas caracterizadas como os personagens. 

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14 – Descontos e surpresas
Em sua segunda participação na CCXP, a Trigg chegou a essa edição com os dois pés na porta. Meio de pagamento oficial do evento, a empresa lançou cartões de crédito exclusivos com artes de Batman, Mulher Maravilha e Superman, numa parceria inédita com a Warner Bros Consumer Products, e reuniu games e experiências no seu estande. Com o cartão, os clientes têm 20% de desconto nas compras no evento ou online da Omelete Store, Harry Potter Store, na assinatura mensal da Omelete Box Premium e na loja física da CCXP Store. Uma das ativações é um campeonato do The Game, jogo do app da Trigg, disponível para até quatro jogadores, além de uma experiência  de realidade virtual. Quem passar no espaço também pode conhecer como o cartão funciona, interagir com os produtos e concorrer a surpresas como brindes e ingressos. “Estamos muito animados com esta edição da CCXP. A ideia é mostrar que cada vez mais as experiências dentro e fora do digital é o que vai trazer a identificação da marca com o público”, diz Marcela Miranda, head e fundadora da Trigg.

15 – Floresta gigante de lápis
A Faber-Castell criou uma floresta de lápis gigante. Na experiência interativa, os participantes recebem um EcoLápis SuperSoft para criar um desenho ou uma mensagem usando papéis pretos. Eles deixam sua criação exposta na floresta, participam de uma brincadeira e concorrem a produtos da linha. Serão distribuídos mais de três mil prêmios. A proposta de um “estande vivo” que se forma com a participação dos visitantes foi inspirada em exibições de arte.

16 – Quatro vezes Hershey’s
Durante o evento, o público pode ver a parceria da Hershey’s com ilustradores de histórias em quadrinhos. A marca propõe ambientes nos temas de Aventura, Medieval, Herói e Zumbi, com ilustrações dos artistas Lucas Werneck, Cris Bolson, Zé Carlos e Danilo Beyruth e cores de Natália Marques, todos da Chiaroscuro Studios e conhecidos por trabalhos para a Marvel, DC e outras editoras dos Estados Unidos. Cada tema foi escolhido para representar um sabor de Hershey’s Mais. Os quatro cenários foram produzidos pela Aktuellmix. Cada parte tem diferentes tipos de histórias, inspiradas na linguagem das HQs. 

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17 – Coragem e equilíbrio
Com 35% a mais de espaço e ativações interativas criadas pela fri.to, a Fini chega a sua terceira CCXP.  O estande propõe uma viagem intergaláctica e, sob cenários, cores, músicas e ambientações, convida o público a superar o lado obscuro rumo ao universo colorido. Para isso é preciso atravessar de um lado para o outro suspenso a 4,5 metros de altura agarrado em um marshmallow gigante. Todos que participam ganham balas. 

18 – Programação ganha vida
A Sky decidiu se materializar para o público na CCXP18. A apoiadora e media partner tem um espaço de 180m² e fez parceria com os estúdios Fox Home Entertainment Digital, Warner Bros. e Sony Pictures Home Entertainment. Cada dia do evento tem uma programação com cosplay, maquiagens, estátuas, painéis de fotos e brindes. O espaço foi inspirado no Sky Play, plataforma de VOD da operadora. Segundo Alex Rocco, diretor de marketing da Sky, a ideia é envolver o público, que é fã de conteúdo. “O nosso espaço vai se renovar a cada dia de feira, mostrando a diversidade do conteúdo do Sky Play. Em parceria com os estúdios de cinema, o estande estará com cenários e atrações diferentes”, afirma. Além disso, a marca tem um Escape Room onde grupos de até 15 pessoas tem 20 minutos para adivinhar mistérios das principais séries e filmes disponíveis na plataforma de VOD. Entre os títulos estão Missão Impossível, Vingadores, Deadpool, Jurrassic World, Star Wars e The Walking Dead.

19 – Cup Noodles convida público a enfrentar mistério
O estande tem dez salas misteriosas, relacionadas aos dez novos sabores de Cup Noodles. Em cada uma delas os visitantes têm experiências surpresas e possíveis sustos. A ação é assinada pela Dentsu Brasil e, segundo Filipe Cuvero, VP de criação, requer coragem dos visitantes. “Queríamos fazer um lançamento que não passasse desapercebido, por isso usamos um assunto do momento e desenvolvemos embalagens especiais. Começar no digital e terminar numa experiência real dentro da CCXP torna o storytelling ainda mais rico”, explica. O mascote da marca também faz sucesso posando para fotos com o público.

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20 – Riachuelo em todo lugar
A Riachuelo não tem um espaço para ativações, mas o seu estande – uma megastore – é uma parada praticamente obrigatória para os frequentadores. O ambiente está sempre cheio e é possível ver sacolas da empresa pelo evento inteiro. Para este ano, a empresa ampliou não só o espaço como o mix de produtos. “Temos um núcleo de design dedicado em transformar a emoção das séries em produtos diferenciados para o universo geek. Para Stranger Things, por exemplo, criamos uma almofada que simula a famosa parede da casa de Will Byers com as luzes piscando, e uma camiseta que altera a estampa com o flash da câmera, revelando o Mundo Invertido. Já para La Casa de Papel, as icônicas máscaras utilizadas pelos personagens foram transformadas em almofadas e moletons com capuz. Com o sucesso da linha, desde o lançamento, dobramos o número de modelos”, comenta Julia Medeiros, gerente de licenciados da Riachuelo.