As agências de publicidade têm passado por poucas e boas nos últimos três ou quatro anos. Não bastasse a estagnação econômica, nunca se discutiu tanto o modelo de atuação das agências. Aliás, não só as agências estão sendo colocadas à prova, estes últimos tempos têm sido desafiadores para todos os setores da economia. Mas é nas agências que está o meu foco para este artigo. Nesta reflexão, comecei a fazer um exercício de quais seriam os pontos fundamentais para uma agência se preparar para o 2020 que se aproxima. E, até pra ficar mais interessante, cheguei a 20 pontos. Assim, teremos algo como 20 em 2020. E nem precisei forçar a barra para se chegar ao cabalístico 20 em 2020. Vamos a eles:

1- Posicionamento. Como deverá se posicionar uma agência em 2020? Uma agência de resultados? Aquela que põe a criatividade em primeiro lugar? A que está apta a mergulhar nos negócios dos clientes? A que domina melhor a tecnologia?

2- Mix de serviços. Fala-se muito no fim da divisão on/offline, mas será que sua agência tem condições de se apresentar para um mix de serviços que verdadeiramente contemple esses dois universos?

3- Mix de clientes. Que clientes a sua agência está realmente apta a atender? De que setores virão esses clientes para compor um mix viável e rentável para seu negócio? Como prospectá-los?

4- Instalações. Houve um tempo em que as instalações de uma agência eram a preocupação número 1 dos sócios. Precisava ser moderna, criativa e funcional. Isso não mudou. Mas será que não dá pra baixar a bola e partir para algo mais realista? Co-working é um palavrão?

5- Talentos. Como está difícil ter e manter talentos nas mais diferentes especialidades da agência, não? Tem a ver com Mix de serviços, mas a dificuldade deve continuar.

6- Compliance. Mais do que nunca, fazer as coisas com ética e em conformidade com as melhores práticas já não é opção, é obrigação.

7- Sustentabilidade. Vista de forma holística, pensando na sobrevivência do negócio e no bem geral da sociedade.

8- Contratação. Ter os melhores talentos e recursos dentro de casa ou contratá-los ondemand?

9- Controles. Uma agência é uma empresa! Não se esqueça disso! Quem negligenciar nos controles pode não resistir às agruras de um mercado competitivo e seletivo.

10- Atratividade. Como se manter sexy e atraente? Os Leões na prateleira ainda são importantes ou é preciso mais?

11- Relevância. Como obter dos clientes a percepção de que a sua agência é vital para o atingimento dos seus objetivos? Como manter a relevância?

12- Ferramentas. Não existe performance boa sem uma caixa de ferramentas adequada. Será necessário dedicar mais atenção na escolha das ferramentas mais eficazes para tocar seu negócio.

13- Participação. Por mais que a agência esteja enxuta e as demandas do dia absorventes de tempo, arrume uma forma de participar mais. Participar de eventos, de estudos, de discussões, de associações.

14- Atualização. A única coisa que não muda é a certeza da mudança. É preciso arrumar tempo para entender as múltiplas ondas de inovação que nos assolam diariamente.

15 – Pricing. Sim, a agência precisa saber cobrar melhor pelos seus serviços. As circunstâncias fizeram as agências abrirem mão de remuneração da sua entrega mais valiosa. É preciso rever isso!

16- Independente ou associada? Fusões e aquisições: isso está no seu radar?

17- Ambiente de trabalho. Como manter um ambiente agradável e lúdico sem perder a importância da performance?

18- Network. Não tem jeito, só aqueles que mantêm um network ativo podem sobreviver nesse mundo competitivo. Mantenha e amplie suas relações e conexões.

19- Inclusão. Visão 360 graus de inclusão. Dentro de casa e nas suas campanhas. Todo mundo dentro!

20- Futuro. Sim, não bastasse ter de cuidar de tudo isso, tem de encontrar tempo para pensar o futuro do seu negócio, Sempre! E assim completo a minha lista dos 20 pontos fundamentais para 2020. Bate com a sua?

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)