A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgaram uma pesquisa em que indica que o hábito de comprar comida delivery pela internet tem um alto índice de satisfação: cerca de 96%.
De acordo com o estudo, 23% dos consumidores virtuais já fizeram pedidos de comida pela internet e, entre esses, 6% relataram problemas e 23% fizeram pelo menos uma compra no último ano. Nas classes A e B, a porcentagem é de 31% para que os que compraram mais de uma vez.
Além disso, quase metade das compras (44%) é feita em sites nacionais e os sites de compra coletiva tiveram uma participação expressiva (36%). O gasto médio das compras é de R$ 73,00, aumentando para R$ 93,00 entre os entrevistados entre 35 e 49 anos.
Mesmo que o índice de satisfação de compra seja alto, 15% dos consumidores afirmaram na pesquisa que nunca comprariam comida pela internet. As justificativas para a rejeição são: a necessidade de experimentar/cheirar antes de comprar (36%), o receio de que o produto seja diferente do anunciado (27%), ou ainda que seja danificado no transporte (25%).
Foram ouvidas 676 pessoas das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e que já fizeram alguma compra virtual. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e a confiança é de 95%.