A 25ª Semana Internacional da Criação Publicitária começa nesta segunda-feira (26) e vai até sexta-feira (30), com palestras diárias de grandes profissionais do mercado publicitário. A expectativa é grande em torno do encontro, que acontece no Teatro Raul Cortez, na Fecomercio, em São Paulo. A perspectiva é de que esta seja uma das melhores edições, pelos palestrantes confirmados, temas e respectivos conteúdos, além do caráter especial dos 25 anos.
No total, serão 10 palestrantes, sendo que sete deles são convidados internacionais. No primeiro dia, o debate será nacional, com a participação de dois grandes nomes da propaganda brasileira. A abertura será feita por Roberto Duailibi, diretor-sócio da DPZ. Na sequência, Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, entra em cena e encerra a noite.
Na terça-feira (27), haverá um palestrante norte-americano e um argentino. Convidado da ESPM, Adrian Ho, sócio-fundador da hot shop Zeus Jones, nos Estados Unidos, abre o ciclo de palestras, com o tema “Sim, nós podemos salvar vidas. Resgatando a dignidade do publicitário”. A segunda palestra é a respeito de criatividade. Seto Olivieri, diretor geral de criação da Leo Burnett da Argentina, promete uma abordagem dirigida principalmente para os criativos e para quem quer entender mais sobre eles.
O terceiro dia terá dois profissionais de Nova York. Francesca Ronfini, sócia da JumpTank, braço de inovação do Grupo Isobar, será a primeira a se apresentar sob o tema “Between people and technology: a framework for understanding media convergence”. Autor de palestras de sucesso no Cannes Lions, como “Não crie um anúncio, crie uma conversa”, Nick Moore, cco da Wunderman de Nova York, vem em seguida.
A quinta-feira (29) será o único dia que reunirá três palestrantes. O primeiro a se apresentar será Yukio Nakayama, diretor executivo de criação da Global Solutions Center da Dentsu. Depois, é a vez da convidada especial da ESPM, Ramona Bechtos, que foi editora do Advertising Age e atua hoje como assessora de comunicação empresarial. O inglês Jon Hamm, diretor de criação mundial e diretor de inovação da Momentum Worldwide, será o último palestrante do dia. Ele falará sobre criação e inovação no mercado promocional. O encerramento da Semana da Criação, na sexta-feira (30), será feito por outro grande talento da propaganda brasileira, Julio Ribeiro, que é sócio-presidente da Talent – confira a programação no quadro.
Idealizada por um grupo liderado por Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, a primeira edição da Semana da Criação foi em 1987, num encontro de profissionais internacionalmente reconhecidos, com o objetivo de disseminar seus trabalhos e experiências. A partir daquele ano, o encontro entrou para o calendário anual do mercado publicitário. A Editora Referência edita o propmark e as revistas Marketing e Propaganda.Africa, AgênciaClick Isobar, Dentsu, DPZ, Leo Burnett Tailor Made, Momentum Brasil, Talent, e Wunderman são as agências patrocinadoras desta edição. Elas são as responsáveis por indicar e trazer os palestrantes internacionais. A ESPM patrocina a vinda de Adrian Ho e Ramona Bechtos.
Na mídia
Com boa repercussão na mídia e nas redes sociais, a campanha “Matadores de ideia”, criada pela BorghiErh/Lowe e que divulga a 25ª Semana da Criação, fica no ar até a próxima sexta-feira (30). A ação começou com uma série de anúncios impressos retratando os personagens suspeitos de matar a boa ideia da propaganda. O comercial, irônico e bem-humorado, também traz a consumidora da pesquisa que detona um comercial porque não entendeu; o marqueteiro júnior que recorre a todos os clichês e termos em inglês para reprovar um anúncio; e até mesmo o ator e modelo que com sua interpretação exagerada torna o comercial pouco crível. O filme ressalta a Semana da Criação com a chamada “Como blindar suas campanhas”. A produção é da Margarida Filmes e o áudio da Play it Again. O filme está sendo veiculado na RedeTV!, TV Cultura e nos cinemas Kinoplex.
Fernando Nobre, vice-presidente de criação da BorghiErh/Lowe, destaca que a campanha busca retratar com bom humor como uma boa ideia pode acabar, por causa de processos burocráticos. “Criamos uma campanha que reflete de maneira divertida, porém irônica, a situação atual da propaganda brasileira, já que não é a falta de ideia o nosso maior problema, mas sim, a dificuldade em mantê-la viva em meio aos tantos percalços e processos. Assim nasceu a linha criativa para a Semana Internacional da Criação Publicitária”, ressalta.
O diretor Kayhan Lannes Ozmen, da Margarida Filmes, comenta ainda sobre a atmosfera do comercial. “O filme segue um estilo anos 70 e tem uma pegada Kill Bill. Em apenas um dia, filmamos em três locações, além de estúdio, e fizemos a personagem ‘consumidora da pesquisa’ comer cerca de 10 coxinhas!”, conta Ozmen. A campanha também foi apoiada pela fanpage da Semana da Criação no Facebook e pelas blitze realizadas por promotores uniformizados nas principais universidades e agências de publicidade de São Paulo.