Se você é um profissional de marketing, uma agência de publicidade ou um publisher de qualquer segmento, com certeza a data de 26 de novembro já está marcada no seu calendário.

A Black Friday que completa 11 anos, saltou de um faturamento de R$ 3 milhões para R$ 3 BILHÕES em uma década e estamos vendo uma clara tendência de ampliar esse período de compras, seja para aproveitar o esquenta da Black Friday, seja para antecipar as compras de natal.

Com todo esse potencial para os anunciantes, não faltam canais para ativar e efetuar a venda como, as lives commerces, compras pelo whatsapp, lojas em redes sociais, compras apoiadas em causas, essas são apenas algumas tendências dentre as várias hoje utilizadas para promover as ofertas na Black Friday.

A eterna competição pela atenção

Como em todas as oportunidades, cria-se uma competição insana pela atenção do consumidor, especialmente neste grande período de compras, festas e datas comemorativas do fim de ano. Mas para os profissionais de marketing é importante garantir a eficácia de todos os seus canais começando com um bom planejamento de mídia e segmentações.

Embora as opções de segmentação comuns como demográfica, formatos e canais sejam maneiras muito eficientes de atingir os objetivos de sua campanha, os consumidores são inundados com mensagens e estímulos a todo momento. Dessa forma, utilizar pacotes de audiências inteligentes, que ofereçam acesso a um conteúdo premium com qualidade, garantindo que a segmentação tenha escala dentro de um contexto relevante também são estratégias para atingir bons resultados de conversão.

Mas olhar para o público de novas maneiras pode revelar oportunidades adicionais de segmentação que podem ser incorporadas à estratégia, permitindo uma maior conexão com os consumidores leais e abordagens mais adequadas para os consumidores que estão iniciando uma jornada com a marca.

Conectando-se com os consumidores

É comum pensar nos consumidores da Black Friday num perfil de compras, por exemplo: O Planejador, pessoas que já sabem o que querem comprar e estão aguardando a Black Friday, ou o perfil de Oportunistas, pessoas que não tinham aquela necessidade latente mas viram um produto com um grande desconto e acabam por efetuar a compra. Também é comum pensar em perfis para as compras de Natal com base no tempo, como os primeiros compradores, ou os compradores de última hora, mas o comportamento desse comprador tem mudado e essas estratégias comportamentais sozinhas podem não gerar os melhores resultados.

Assim as buyers personas se tornam uma ótima ferramenta de segmentação baseada em interesses e estilo de vida, oferecendo o potencial de criar conexões mais significativas da marca com seus consumidores.

Buyer Personas para a Black Friday

O Gadget Guy

Grande referência para quem procura os melhores e mais recentes produtos. Todo mundo tem um amigo que sabe tudo sobre os lançamentos de produtos de tecnologia e que nessa hora de compras, aciona todo o seu expertise para obter recomendações dos melhores aparelhos.

Neste grupo encontramos homens com alta renda disponível.

Os principais interesses incluem: finanças, esportes e música.

O Organizador

Personagem essencial para um planejamento de férias, o organizador faz sua mágica enquanto ninguém está olhando. Os organizadores são leais à marca e atentos aos preços. Frequentemente são pais que apreciam seu papel como principais responsáveis pelas compras e presentes.

Os principais interesses incluem: alimentação, fitness e viagens.

O Deal-Finder

São aquelas pessoas que sabem o melhor momento para realizar suas compras para obter a melhor oferta. Esse perfil realiza muitas compras online e tendem a ser clientes fiéis dos bancos e dos pagamentos pelo celular.

Esse grupo geralmente é feminino e tem mais de 55 anos.

Os principais interesses incluem: notícias locais, bem-estar

Essas buyer personas centradas no cliente oferecem a capacidade de refinar sua estratégia de segmentação, fornecendo um conhecimento mais profundo de quando e onde se conectar melhor com seu público-alvo nesse momento onde o melhor mix de ferramentas e estratégias podem alavancar ainda mais os resultados da Black Friday.

Aline Alves é Marketing Brasil & Latam da Smart AdServer