Executivos subiram ao palco na última sexta-feira (17) para receber troféus do Prêmio Lide

 

 

O 3º Fórum de Marketing Empresarial, realizado por Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e Editora Referência entre a última sexta-feira (17) e domingo (19), contou com o auditório do Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, lotado durante as cinco palestras que integraram o evento, além do salão principal que recebeu a também terceira edição do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, o qual destacou 45 empresas e executivos em suas 15 categorias (leia mais aqui).

O primeiro a se apresentar, no último sábado (18), foi Tarek Farahat, presidente da P&G Brasil. Sob o tema “Transformações nos hábitos de consumo”, o executivo creditou muito do sucesso de sua empresa à postura como anunciante, destacando, porém, que a postura de uma empresa diante de sua comunicação e relação com os consumidores é muito mais relevante que sua imponência. “Não acho que o tamanho realmente importa. Aproveitamos nossa estrutura e escala para oferecer cada vez mais inovação e soluções, mas nosso objetivo é gerar cofiança a ponto de estar na cara, no cabelo, no quarto, no banheiro dos consumidores. Para nós, é muito importante estar na mente e também no coração do público” (leia mais aqui).

Em seguida, foi a vez de Laure Castelnau, diretora de marketing do Ibope, subir ao palco para abordar “Cenários e tendências do mercado brasileiro de consumo”. A profissional ressaltou as diversas pesquisas que o instituto faz para integrar informações de diversos aspectos e, assim, poder dar um norte às companhias para que estas possam alavancar seus produtos e serviços. “O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, mas muito em breve, questão de pouco mais de 10 anos, vamos parar de crescer. Com isso teremos que ter serviços, públicos e privados, direcionados especialmente à população idosa; temos que olhar para a Europa e ver como os países do continente tem lidado com essa faixa de público; e ver também os problemas que surgiram por lá, para não se repetir aqui”, traçou (leia mais aqui).

Já Vasco Luce e Andrea Alvares, respectivamente presidentes das operações da PepsiCo na América Latina e no Brasil, analisaram “A influência dos jovens no consumo”, tendo como base o case “Pode ser?”, posicionamento adotado para a comunicação de Pepsi. “Temos um competidor formidável (Coca-Cola), com o qual é sempre bom ‘brigar’. E para isso, fomos em busca do jovem entre de 16 a 24 anos que, no Brasil, é responsável por movimentar R$ 4 bilhões do segmento de refrigerantes. Só para ilustrar, nos Estados Unidos os jovens consomem, somando todos os mercados, US$ 215 bilhões”, avaliou Andrea (leia mais aqui).

Na sequência, Ivan Zurita, presidente do conselho da Nestlé, se aproveitou dos 40 anos de companhia para discorrer sobre “Produtos que devem surpreender e fidelizar clientes”, ressaltando como a fidelização e a inovação podem gerar resultados positivos às marcas. “Uma história de fidelidade acontece por meio das atitudes dela perante o mercado, por meio de uma atuação transparente tanto nas glorias quanto nos momentos críticos”, enfatizou (leia mais aqui).

Encerrando o ciclo de palestras, João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, falou sobre “Efetividade nas campanhas de comunicação e casos de sucesso no Brasil e no exterior”, tema do qual ganhou ainda mais propriedade para abordar após ser jurado na área de Creative Effectiveness do Cannes Lions 2012. “Temos que sair das ideias criativas para ideias que inspirem criatividade, que partam de uma verdade. E se essa verdade for relevante, podemos criar não só campanhas, como também movimentos”, conceituou (leia mais aqui).

A cobertura completa do 3º Fórum de Marketing Empresarial você confere na próxima edição do jornal propmark, com data de capa da próxima segunda-feira, 28 de agosto.