Ivan Zurita é um dos palestrantes confirmados

O Grupo Doria e a Editora Referência, que promovem o Fórum de Marketing Empresarial do Guarujá, anunciaram o nome dos palestrantes da terceira edição do encontro, que nesse ano ocorre entre os dias 17 e 19 de agosto, no Hotel Sofitel Jequitimar, na cidade do litoral sul paulista.

Tarek Farahat, presidente da P&G Brasil, falará sobre “As transformações nos hábitos de consumo”; o presidente e a diretora de marketing e desenvolvimento de negócios do  Ibope, Carlos Augusto Montenegro e Laure Castelnau, abordarão “A influência da marca na decisão do consumo”; Vasco Luce, presidente da PepsiCo América do Sul, e Andrea Alvares, presidente da companhia no Brasil, irão apresentar a palestra “A influência dos jovens no consumo”; já “Efetividade de campanhas de comunicação. Casos de sucesso no Brasil e no exterior”, é o tema de João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat; por fim, Ivan Zurita, presidente do conselho da Nestlé, irá encerra o ciclo de palestras com a apresentação “Produtos que devem surpreender e fidelizar clientes”.

Presidente do Grupo Doria, João Doria Jr. disse que assim como já ocorrido nas duas primeiras edições do Fórum de Marketing, o encontro volta a reunir nomes consagrados da comunicação e do marketing do Brasil, que além de conhecimento, possuem a experiência prática do sucesso. “E a oportunidade de termos visões de pessoas bem sucedidas naquilo que realizaram, sempre com eficiência, criatividade e inovação, tornam o conteúdo desse encontro ainda mais atraente”, diz.

Sobre Tarek Farahat, por exemplo, Doria o define como um “agente transformador”. “Poucas pessoas no Brasil conseguiram conquistar um êxito de transformação de um negócio como ele. A P&G tem dois momentos no Brasil – antes e depois de Tarek”, ressalta. Já Montenegro — que irá se apresentar ao lado de Laure Castelnau — , segundo Doria, é um “antecipador de comportamento e tendências” e, mais do que a análise de pesquisa factual, o Ibope consegue apontar para o mercado perspectivas e posicionamentos de consumo e opinião. “Vasco e Andrea foram aquilo que eu chamo de ‘dupla do barulho’. O Vasco com o comando eficiente e revolucionador da PepsiCo, enquanto a Andrea, uma das poucas mulheres que ocuparam a liderança de uma multinacional no país, esbanja eficiência criativa”, afirma Doria.

João Batista Ciaco, para Doria, é um conciliador, que tem cumprido a missão de fazer da Fiat uma marca líder e desejada, enquanto Zurita foi definido como um dos mais brilhantes executivos que o país já viu nos últimos 20 anos. “Ele traz ao Fórum o seu talento e a experiência de ter colocado a Nestlé do Brasil como a número um do mundo em produção e a segunda maior em faturamento”. “O Fórum de Marketing Empresarial é um evento focado no valor das marcas, na importância do marketing e no respeito ao consumidor. Vamos estimular muito o debate, porque é muito construtivo e participativo e permite que todos que estão no evento possam emitir suas opiniões. Caso raro em congressos e fóruns, onde nem sempre todos tem o poder da voz”, acredita o empresário.

Com o tema “Brasil: nova potência no consumo e nas tendências”, o encontro tem entre seus patrocinadores o Grupo Bandeirantes e a Ultrafarma, com apoio de Arizona e Grupo RBS. AlmapBBDO, Geo Eventos, Heineken, NBS, Quê, Rede Record e SBT possuem cotas de participação especial, enquanto a Y&R, de participação. Os colaboradores são Casa Cor, Editora Globo, ESPM, Lincx, Vivo e Wizard e, os fornecedores oficiais, Cine, CDI, Decor Books, Burti, Lua Nova e UPS. A Editora Abril (Exame e Contigo), Editora Três, O Estado de S.Paulo, Rádio Alpha FM, Rádio Jovem Pan, TV+, UOL, Veja São Paulo e revista Marketing Empresarial são os mídias partners.