O apelo visual é uma das melhores formas de atrair a atenção do público. Se você trabalha com marketing de conteúdo, siga estes três passos práticos e produza infográficos criativos.

Muita gente não conhece, mas o marketing de conteúdo é um braço do marketing que busca reter a atenção das pessoas proporcionando informações de valor. Na prática, ao fazer com que os usuários absorvam este conteúdo, existem chances de que se tornem clientes potenciais.

No entanto, estes futuros clientes irão consumir determinado conteúdo se este possuir algum valor agregado, sendo necessário chamar atenção já no primeiro contato.

É perceptível que atualmente há uma infinidade de opções para produzir conteúdo. Também sabemos que cada dia mais, as informações devem ser disponibilizadas para entendimento rápido e simples.

Por esta razão, infográficos são a melhor alternativa para criar materiais ricos em dados e informações, capazes de explicar conteúdos complexos de maneira acessível, resumida e compreensível.

O que é um infográfico?

Quem é do mundo do design já deve ter ouvido falar ou criado algum infográfico. No entanto, o avanço do marketing de conteúdo expandiu sua utilização.

Infográfico é um material visual que envolve textos, gráficos, figuras, símbolos e esquemas visando explicar determinado assunto de forma rápida. Ou seja, é uma representação visual de informações.

Se anteriormente era preciso de um designer para produzir um infográfico, por causa da complexidade e da variedade de recursos, atualmente qualquer pessoa pode criar o seu.

Para isso, é preciso de um programa, como o EdrawMax. Este é um software completo que permite criar infográficos criativos de forma intuitiva e simples, possuindo em seu arsenal elementos e modelos simples de serem personalizados.

Imagem Freepik | EdrawMax

Por que utilizar um infográfico?

Porque este material é único e incrivelmente criativo, chamando, retendo e evitando que a atenção se disperse.

Um infográfico criativo proporciona uma compreensão completa e facilitada de informações complexas, pois estimula os dois lados do cérebro.

Formado por figuras e textos, o lado direito - lado criativo, é responsável por interpretar as imagens. Já o esquerdo é racional e lógico, sendo utilizado para interpretar a escrita.

Existe uma infinidade de estilos, como infográfico informativo, geográfico, comparação, estatístico, de lista, e vários outros.

Utilize um infográfico quando quiser que seu leitor tenha uma visão geral sobre um assunto, principalmente para explicar um processo complexo que seria difícil explicar apenas com palavras.

Também utilize para resumir um relatório ou um ebook, mostrar dados obtidos com pesquisa, conscientizar e fornecer argumentos, comparar opções, criar panfletos, e outros.

Percebe como este material é muito rico, e pode ser utilizado em diversos ramos, assuntos e situações?

Como produzir um infográfico criativo

Proporcionando visibilidade, interação com o cliente, fortalecimento da marca, além de gerar lead a um custo baixo, existem algumas dicas para criar um infográfico criativo.

1. Reúna as informações

O primeiro passo é começar a tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel.

Inicie o processo definindo para quem este material será destinado, que tipo de informação sua persona obterá ao acessar seu conteúdo?

Se questione sobre os objetivos que deseja concretizar com este infográfico. Com um objetivo claro as informações serão mais resumidas e transparentes, focando apenas no que é importante.

No lugar do seu leitor, quais são as dúvidas e dificuldades enfrentadas? Por que busquei este conteúdo? Para entender, você pode criar duas colunas, em uma coloque os problemas, e em outro, as soluções.

Quando obtiver as respostas para todos estes questionamentos, é hora de produzir a parte textual.

2. Organize e defina a ordem de apresentação

Com sua pesquisa em mãos, é hora de se organizar. Seguindo seu objetivo, elenque quais destas informações são cruciais para serem transmitidas.

Faça um esboço para definir os componentes importantes como título, subtítulo, cabeçalho, tópicos, e principalmente, quais elementos utilizar, como imagens, gráficos, mapas, entre outros.

Estamos trabalhando com um material visual, então é importante considerar o tamanho de parágrafos, pontos e palavras que deverão estar em destaque.

Novamente, são estas predefinições que tornarão o material informativo, atrativo e resumido.

3. Escolha um modelo e personalize sua arte

Agora é hora de pôr a mão na massa!  Com seu esboço criado, fica mais fácil escolher o modelo correto para sua arte. Será este que fará seu infográfico ter sucesso, por isso, escolha um que seja condizente com o seu conteúdo.

Como você utiliza um software completo, ao clicar em infográfico a interface do Wondershare EdrawMax listará uma série de ferramentas e elementos para personalizar e adaptar seu material.

Imagem EdrawMax

Você pode utilizar os modelos como ponto de partida, modificando cores, fonte, tamanho, ícones, incluindo imagens, como a sua logomarca, gráficos e muitos outros elementos para aperfeiçoar seu conteúdo.

Como citamos, infográficos são excelentes para reter a atenção do cérebro. Por isso, considere que este órgão busca padrões de informação para auxiliar o entendimento.

Crie critérios para melhorar a comunicação, utilizando linhas e cores para agrupar informações relacionadas, e cores contrastantes para dar ênfase à alguma informação mais importante.

Para facilitar a memorização inclua imagens, ícones e ilustrações, além de criar uma hierarquia no texto utilizando fontes de tamanhos e estilos diferentes.

Potencialize seu infográfico com este passo extra

Após ter sua arte pronta, não esqueça de pensar em uma estratégia de divulgação.

Considere sempre colocar algum item que faça um call to action. Esta é uma forma rápida para conseguir leads, principalmente quando se trata de material de topo de funil.

Assim, o seu infográfico terá condições ainda melhores de atingir objetivos de marketing!