No Brasil, 37% das reservas online de viagens foram feitas por meio de dispositivos móveis, sendo 34% via smartphones, 3% via tablets. As compras feitas via desktop representam 63% do total.
Os dados são do estudo “Travel Flash Report”, da Criteo, empresa de tecnologia para commerce marketing. A pesquisa revela a crescente influência das compras móveis no setor de viagens no último trimestre de 2017.
Na América Latina, as empresas que possuem aplicativos mobile registraram 60% de suas reservas em dispositivos móveis, um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2016. Já as agências online têm 45% de suas reservas feitas por meio de smartphones ou tablets.
Outro dado aponta que as buscas em smartphones e aplicativos já representam 89% do tráfego de reserva de última hora. Ainda segundo a pesquisa da Criteo, após o Natal, os viajantes já começaram a planejar suas próximas férias, fazendo com que as vendas totais no primeiro trimestre de 2018 possam aumentar até 80% em relação a novembro.
De acordo com Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, as empresas de viagem estão recebendo cada vez mais reservas por aplicativos e smartphones, porque a flexibilidade dessas plataformas permite que os usuários adiem a compra até o último momento.
“No entanto, com viajantes que aproveitam diferentes pontos de contato, é importante que as empresas assegurem que a comodidade e o conforto na experiência do usuário não acabem trazendo um aumento no preço. É essencial conectar todos esses pontos de contato em todos os dispositivos e dar ao comprador a oportunidade de reservar suas viagens de última hora do aparelho que ele escolher”, explica.
O estudo ainda aponta que a taxa de conversão em aplicativos é cinco vezes maior que na web móvel e o dobro se comparada aos desktops, ficando acima da média das demais indústrias varejistas. E na América Latina, as reservas móveis representam uma fatia de 36%, número acima do que o registrado na América do Norte (22%) e na Europa (25%).
O relatório Criteo Travel Insights do quarto trimestre de 2017 é baseado na análise de três bilhões de reservas ao longo do ano, de mais de 1.800 anunciantes de viagens. Os dados individuais de pesquisa e reserva de 59 países foram avaliados para fornecer uma imagem global dos hábitos de reserva de viagem.
Leia mais
Pesquisa aponta que usuários de WhatsApp querem contato com marcas
Pesquisa mostra marcas preferidas na geladeira do brasileiro