Jahara e Lima exibem novo Anuário do CCSPO CCSP (Clube de Criação de São Paulo) lançou na manhã desta terça-feira (4) a 37ª edição do Anuário de Criação. Em suas 554 páginas, estão selecionados os 299 trabalhos premiados (entre 2.418 inscritos) no Festival do CCSP, realizado em setembro de 2012. O histórico documento vem ilustrado por imagens que remetem ao universo infantil. Diretor de arte convidado a assinar esta edição, Guilherme Jahara, diretor executivo de criação da Leo Burnett Tailor Made, se inspirou na “liberdade, descompromisso e contemplação”, elementos que regem à criatividade.

“Este é o grande livro da propaganda brasileira e escolhemos a ‘diversão’ como base para enveloparmos os trabalhos premiados no Festival do Clube. Lógico que o mercado é sério e nosso negócio movimenta valores altos, mas pregamos a ‘seriedade com certa ingenuidade’ – pois é preciso exercer a leveza criativa. Todos os trabalhos premiados pelo CCSP tiveram esta característica durante sua criação, nem que tenha sido em um pequeno estágio”, afirma o criativo.

O tema do livro é “Celebrar a leveza da criatividade, evocando o resgate ao frescor, ao olhar livre de preconceitos e a beleza da infância”. Eduardo Lima, presidente do CCSP, deixa registrado em sua carta inicial que o anuário traz “um lugar onde as assombrações prazo, ansiedade e pressão devem ser expurgadas”. “Queremos expor o nosso outro lado, do qual quase não falamos, é que é fundamental para fazer acontecer as ideias”, diz.

Motivos infantis tomam conta de todo o anuário, que é inteiramente ilustrado por desenhos criados por Jahara. A capa e outros locais estratégicos contam inclusive com recursos de movimentos, como nas obras destinadas às crianças. As fotos do rosto de cada um dos 86 jurados, por exemplo, são encobertas por imagens flexíveis. E os textos são escritos à mão, com uma tipologia própria, elaborada pelo criativo e cuja fonte foi desenvolvida pelo designer Eduardo Foresti.

Além dos trabalhos premiados, divididos por categorias, a obra traz ainda a nomeação da Nissan como “Anunciante do Ano” e a do diretor de arte Roberto Cippola ao Hall da Fama do Clube, também realizadas durante o festival. No livro, Cippola ganha um texto de homenagem assinado por Nizan Guanaes, sócio e chairman do Grupo ABC.

O 37º Anuário do CCSP começa a ser entregue aos sócios da entidade a partir desta semana. Também estará disponível para venda em algumas livrarias e por meio de solicitação à própria sede do clube.