O estudo também mostrou que os influencers são considerados as fontes mais confiáveis de inspiração para compras entre a geração Z e millennials
A Black Friday e o Natal são duas das datas mais movimentadas para o varejo e, além disso, também são usadas pelos consumidores para as compras dos presentes de fim de ano.
Para 2023, um estudo realizado pela LTK apontou que 38% da população planeja começar as compras de fim de ano em setembro, um aumento de 25% em relação ao ano passado. O estudo foi realizado com mais de 1.100 pessoas.
O relatório também apontou que, aqueles que compram regularmente sendo influenciados por criadores de conteúdo, planejam gastar mais nas categorias de cuidados pessoais, brinquedos, entretenimento, moda, brinquedos etc.
No caso da LTK, a rede de influenciadores que oferece um ecossistema de tecnologia por meio de links comissionáveis teve um aumento de quase 10% nas vendas através do aplicativo LTK, e os resultados do primeiro semestre de 2023 sugerem uma trajetória semelhante para as festas deste ano.
Outro dado apontado é que, os consumidores que compram na LTK Creators, não consideram o fator preço uma prioridade na hora de decidir fazer a compra e sim a qualidade.
O relatório também revelou que os influencers são considerados as fontes mais confiáveis de inspiração para compras de fim de ano entre a geração Z e os millennials.
Os criadores superaram os anúncios de mídia social e as celebridades em termos de confiança e, em apenas um ano, houve um aumento notável de 32% dos compradores da geração millennium que escolhem os influencers como fonte de referência para as festas de fim de ano.