Divulgação

É evidente que a criatividade continua e provavelmente continuará como a válvula propulsora da propaganda. Mas não dá para negar que, quando aliadas com a tecnologia, as ideias podem ganhar asas inimagináveis. E mesmo as mídias tidas como as mais analógicas podem surpreender com boas intervenções da inovação tecnológica. Para ficar apenas no esporte, vale citar alguns exemplos que aconteceram nos últimos meses.

Camisa que transpira propaganda

Aconteceu no último domingo (15), na partida entre Corinthians e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Com aproximadamente 25 minutos de jogo, o suor dos jogadores alvinegros começou a entrar em contato com o tecido, revelando o nome do lava-roupas Omo Sports como o patrocinador pontual do clube. O anúncio foi escrito na camisa com um tipo de composição química especial que só aparece quando entra em contato com a água. A ação foi desenvolvida pela F.Biz.

Anúncio que segue a bola em campo

Esta outra iniciativa, agora da Nissan, foi desenvolvida na primeira partida da final do Campeonato Paulista. Uma tecnologia com recursos de câmeras, monitoramento e GPS fez com que um anúncio de Nissan Kicks, que aparecia nas placas publicitárias, seguisse a bola durante as jogadas. A ação foi criada pela Lew Lara/TBWA.

Marca que dá acesso aos jogos da Champions League

Outra vez a Nissan. A marca criou a ação “Nissan Scan”, que dá acesso a todos os jogos da Champions League de forma gratuita via streaming. Para utilizar o recurso, os interessados se inscrevem no site preenchendo um cadastro rápido. Depois disso, basta escanear um logo da marca em qualquer lugar: seja de página de internet, na grade de algum modelo Nissan, jornais, revistas, entre outros.

Quadra que usa LED para ensinar basquete

Há alguns anos, um case da Nike nessa mesma linha, que mistura o analógico e o digital no esporte, ganhou uma série de prêmios de propaganda e criatividade. Uma ação na China, desenvolvida pela AKQA, concebeu uma quadra de basquete com um piso inteligente. O objetivo era auxiliar o craque da NBA Kobe Bryant a treinar garotos chineses, o que foi feito com a ajuda de luzes de LED e recursos de motion tracking.

Leia mais:
Anúncio da Nissan dentro do campo segue a bola em tempo real
Logo escaneado da Nissan dá acesso gratuito a jogos da Champions
Corinthians testa patrocínio que só aparece com suor na camisa