Geraldo de Brito, presidente do Sinapro-SP

Uma pesquisa encomendada pelo Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo) e realizada pela Toledo & Associados mostrou que 4% das agências do Estado de São Paulo _as empresas da capital com receita acima de R$ 50 milhões_ detêm 69% da receita bruta do setor. O estudo foi realizado com 340 empresas entre maio e julho de 2014.

“A pesquisa confirma uma tendência de concentração das grandes agências. Também há um mercado forte ligado ao empreendedorismo. São dois mundos extremos: os grandes e os pequenos”, explicou Geraldo de Brito, presidente da entidade.

A receita bruta total das empresas que responderam o questionário somam R$ 3,2 bilhões. As agências ouvidas geram ocupação para 10.318 pessoas. Isolando as empresas do interior e litoral, a receita bruta soma R$ 250,5 milhões, com destaque para a região administrativa de Campinas, que responde por 35% dessa receita, além de deter os 40% dos empregos.

A partir das agências que participaram do estudo, uma projeção para as mil maiores empresas do setor chegou a uma receita bruta de R$ 6,3 bilhões e ao número de pessoas ocupadas em 21.773.

“É um número muito importante para a economia. Ainda mais se estendermos para as outras 12 mil agências que existem. A publicidade é uma atividade relevante em si mesma, sem contar os benefícios que traz para os clientes”, falou Jilson Veríssimo, gerente de marketing e relacionamento do Sinapro.

Segundo Brito, a intenção é repetir o estudo anualmente para os aspectos econômicos e a cada dois anos para levantar os dados de comportamento.