Em meio à polêmica envolvendo o processo administrativo do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) para investigar “supostas condutas anticompetitivas”, o propmark realizou uma enquete no site com a seguinte pergunta aos leitores: “Qual a sua opinião sobre a atual posição da ABA pedindo alteração das atuais normas-padrão e a suspensão das mesmas durante eventual processo de revisão?”.
O resultado final da enquete trouxe a maioria (42,64%) discordando da posição da ABA, afirmando que não há nada de anticompetitivo na autorregulamentação do mercado publicitário. Por outro lado, em segundo lugar, 32,01% do público concorda, dizendo que as regras precisam estar de acordo com os princípios constitucionais da livre iniciativa e livre concorrência.
Já 15,77% dos votantes acreditam que a ABA está motivada por aqueles que não querem adequar seus contratos percentuais de desconto recomendados pelo Cenp, enquanto 5,26% votaram a favor da suspensão por acreditar que “é preciso haver democratização na atividade publicitária”. Por fim, 4,32% do público votou a favor de uma discussão mais ampla do tema pelas lideranças do mercado publicitário.
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