Nova pesquisa da Gauge, consultoria de inovação em negócios, mostra que 45% dos usuários se incomodam com a publicidade no Facebook e 30% deles acreditam que a imagem das marcas piora na rede social. Chamado de “Além das Faces do Facebook”, o estudo buscou avaliar o comportamento dos usuários e identificar quais devem ser os próximos passos dos brasileiros nas redes sociais.

Enquanto 30% dos internautas responderam que acreditam que a imagem das marcas só piora na rede social, 41% disseram que sequer chegam a reparar nas ações promovidas. “O usuário não quer spam. As marcas que estão presentes nas redes sociais precisam evoluir, reavaliar sua comunicação para entregarem algo de valor, que é o que o consumidor espera”, diz Dante Calligaris, diretor executivo da Gauge.

Outro dado: 54% procuram marcas que ajudam a resolver problemas, 48% querem entender o funcionamento de produtos e 43% desejam que as empresas também ofereçam benefícios para além da rede social.

“De 2013 para 2014 muita coisa mudou no Facebook, desde o alcance orgânico das publicações até a forma como os usuários interagem.  Nosso estudo revela o impacto e o novo panorama do Facebook, para que as marcas possam entregar conteúdo que interesse a seus consumidores”, explica Dante Calligaris, diretor executivo da Gauge.

Mesmo assim, a rede social de Mark Zuckerberg vem sendo cada vez mais utilizada: 56% estão mais ativos do que antes, enquanto 21% possuem a mesma frequência de acesso dos anos anteriores.

Apesar da utilização mais frequente, 26% consideram o Facebook atual menos atraente “Não podemos mais considerá-lo uma tecnologia ou novidade, é algo que já faz parte do cotidiano”, observa Mateus Machado, gerente de estratégia da Gauge.

O download da pesquisa na íntegra pode ser feito neste link.