Realizada pela Rojo – organização cultural fundada há 10 anos, em Barcelona, pelo espanhol David Quiles Guilló, e hoje com bases também em São Paulo e Milão –, pela Art Unlimited e pela produtora BossaNovaFilms, a quarta edição do Nova Cultura Contemporânea acontece nos sábados entre os dias 24 de setembro e 29 de outubro na Cinemateca Brasileira, na capital paulista.

Mesmo baseada em seus três pilares de origem – ser um festival de arte contemporânea multidimensional, colaborativo e em progresso – , o evento focará nessa edição a narração das histórias. O objetivo é proporcionar ao público uma vivência total dos espaços da Cinemateca, abrangendo cores, luzes, projeções, músicas, cenários e cinema, gerando uma experiência ampla de entretenimento.

Segundo Paula Trabulsi, sócia e diretora de cena da BossaNova, presente desde a primeira edição do Nova, o mundo das artes é onde é possível se inspirar e pesquisar sobre novas técnicas e linguagens. “E isso acaba caindo nos longas, programas de TV e campanhas publicitárias. Eu e o Willy (Biondani, também sócio e diretor de cena da produtora), há muito tempo queríamos ter uma relação mais próxima com esse mercado. Não só como apreciadores, mas por pura excelência de experimentação e criação de linguagens”, afirmou.

Paula falou que o fato de essa ser a primeira mostra que irá girar em torno de narrativa de imagens, é um grande desafio para o evento. “Essas narrativas estão sendo produzidas desde o ano passado. São médias-metragens, em torno de 30 a 40 minutos cada, que serão apresentados em forma de instalações cinematográficas, junto com performances ao vivo, onde algum artista irá criar simultaneamente”, explicou, falando que a ideia é “tirar o cinema do confinamento e da sala fechada, com poltrona e tela, e fazer com que ele se expresse por diversos ambientes, onde as pessoas irão ‘andar pelas imagens’”.

Pelo menos essa será a tônica dos quatro primeiros finais de semana. No quinto, a mostra irá apresentar a instalação cinematográfica “Astropólago”, que irá percorrer, de forma sensorial e poética, os personagens e territórios de atuação de AstrotheMovie, longa dirigido por Paula e que tem previsão de lançamento para 2012. Já no último sábado do Nova ocorre a festa Byob São Paulo, na qual grandes artistas de vídeo e internet irão promover uma noite de entretenimento de instalações audiovisuais.

A produtora acredita que esse evento é uma grande oportunidade não só para quem trabalha diretamente com o audiovisual, mas também para todo o mercado publicitário. “Nenhum criativo deveria deixar de comparecer ao Nova. É um gap a mais de criatividade e que pode ser usado como um diferencial para ser aplicado junto ao DNA das marcas. Um território de interação inspirador, que não vemos no dia a dia, nem em festivais como o Cannes Lions”, completou.

Patrocínio

Cada sábado do Nova Cultura Contemporânea será dividido em três partes – exibição de cinema contemporâneo, espaço Absolut Blank e instalações cinematográficas. A marca, que desde 2008 pertence ao portfólio da Pernod Ricard, patrocina o evento pela segunda vez, o que casa perfeitamente com a campanha “Absolut Blank”, lançada recentemente e na qual 18 promissores artistas de diversos países foram chamados para dar suas contribuições às embalagens e trabalhos de publicidade e design da vodca sueca. Algo que não é novo no universo de Absolut que, entre seus “colaboradores”, já teve a maior figura da história da pop art – Andy Warhol.

Gerente de grupo de bebidas premium da Pernod Ricard, Rafael Souza diz que o objetivo da marca é mais uma vez apoiar a arte e a criatividade por meio desse projeto. “Somos uma marca que é considerada fonte de inspiração desde 1985, quando Wahrol fez a sua colaboração. Queremos, por meio do festival, incentivar a colaboração entre as pessoas, promovendo o acesso de todos às artes e à criatividade”, diz, acrescentando ainda que o evento também é uma ótima oportunidade para reforçar os conceitos da campanha global Blank. “O nosso trabalho tem como foco justamente o fato de que todo o processo criativo começa em uma folha de papel em branco e que todos, mesmo não sendo artistas profissionais, têm potencial para criar”, ressaltou.

Para o executivo, patrocínios como esse geram experiência e aproximam ainda mais a marca de seus consumidores. Ainda mais que a marca não entra no evento como um simples patrocinador, mas também fará parte dele, com o Espaço Absolut Blank, onde a cada semana um artista criará, ao vivo, junto com o público, uma obra de arte, totalizando seis novos trabalhos ao final do evento. “O local ainda será um ponto de encontro e descontração, onde o público poderá relaxar saboreando drinks nos intervalos entre as sessões”, afirmou Souza, que lembrou de outros eventos recentes em que a marca esteve envolvida, como a Exposição Illusion, na galeria Cartel 011, em São Paulo, quando na época lançou sua edição limitada Absolut Illusion. “Estamos sempre apoiando eventos ligados às artes, moda, música, gastronomia e mídias digitais”.

por Daniel Milani Dotoli