Os executivos e fundadores da agência REF+, Ricardo Calfat, Renato Pereira, Eduardo Barros e Fernando Calfat anunciam mais uma iniciativa no mundo dos negócios, trata-se da 4PR, nova agência de relações públicas e influência do mercado. Os profissionais também são sócios da produtora de conteúdo audiovisual BlackDoor.

A iniciativa acompanha evolução do mercado de comunicação global que, nos últimos anos, passou a oferecer um trabalho cada vez mais integrado de publicidade e relações públicas, e atuação alinhada pelo conteúdo, como estratégia eficiente de reputação e branding.

“Os desafios das marcas estão cada vez mais pautados por um trabalho de comunicação integrado, estratégico e inserido no próprio business do cliente. Nos últimos anos, intensificamos esse processo de integração de disciplinas na própria REF+, que ganhou ainda mais força com a produtora BlackDoor e agora com a agência focada em PR e influência”, revela Ricardo Calfat, COO da REF+ e sócio da 4PR.

Divulgação

O quinto sócio e Chief Strategy Officer da 4PR é o jornalista Alexandre Spínola. Com 15 anos de atuação em comunicação corporativa, Spínola tem passagens pelo grupo Havas e pelas agências SapientNitro (atual SapientAG2) e Ideal H+K. Estava na REF+ desde 2016 como diretor de PR. 

“Relações públicas no Brasil vem ganhando relevância. Ainda estamos distantes de mercados mais evoluídos, como o dos Estados Unidos, porém Cannes mostrou, neste ano, o quanto crescemos. Na 4PR atuaremos por meio de estratégias de matchmaking e influência, contribuindo para conectar marcas e seus públicos. Queremos ir além da reputação e impactar pessoas, visando mudanças positivas e verdadeiras de comportamento”, destaca.

A 4PR acaba de ser escolhida pelas marcas Barilla, Pier 1 e Crystal Cruises para atuar no mercado brasileiro junto a jornalistas, influenciadores e outros públicos estratégicos por meio de um trabalho de reputação e relacionamento.