Nesta terça-feira comemora-se o Dia Mundial da Propaganda. Data criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à área, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires.
Mas é mais que um dia, convenhamos. O Dia Mundial da Propaganda celebra uma profissão que se confunde com arte, que muda realidades e ajuda a economia global.
Confira abaixo algumas campanhas clássicas que celebraram a data e a propaganda:
Uma das mais marcantes do setor foi criada pela AlmapBBDO. Aliás, a agência desenvolveu uma série de peças para a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) que, até hoje, são lembradas. Um exemplo? Este anúncio sobre o poder de Bombril (que não cita a marca nem uma vez sequer):
“O que explica o sucesso de vendas de um produto? Seria o preço? A eficiência? A praticidade? Sim, seria tudo isso. Agora, o que explica o sucesso de um produto cujo preço, eficiência e praticidade são muito parecidos com os da concorrência? Bom, neste caso, talvez a propaganda seja uma boa resposta. A propaganda ajuda uma marca a ser mais admirada, mais desejada e, consequentemente, mais consumida que seus concorrentes.
Se você procurar saber quais são as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros – segundo o ranking top of mind – vai reparar que são as mesmas que investem consistentemente em propaganda. O mesmo acontece com as marcas mais valiosas do mundo: a número 1 desta lista é a Coca-Cola®, não por coincidência, um dos maiores anunciantes do planeta. A propaganda aumenta as vendas, mas só a boa propaganda constrói marcas fortes. Convenhamos, ninguém conseguiu conquistar o coração do seu público dizendo “Corra, o gerente ficou louco!!!” ou argumentando que “Nós fazemos aniversário, mas quem ganha o presente é você!” Por outro lado, uma grande ideia como “o primeiro Valisére® a gente nunca esquece” continua sendo citada, mesmo tanto tempo depois de ter sido veiculada. A propaganda criativa é discutida nas rodas de amigos, vira bordão, entra para a cultura popular. No mundo todo, comerciais (os bons, é claro) estão entre os vídeos mais assistidos no YouTube®. E há casos de peças publicitárias expostas em renomados museus de arte moderna. Isto prova uma coisa: a grande maioria das pessoas gosta de propaganda. E, quando alguém não gosta, faz o óbvio: muda de canal na hora do intervalo, troca a estação do rádio, deixa de ler um anúncio publicado no jornal. Resumindo: quando o consumidor se interessa por uma peça publicitária, faz questão de ouvir o que ela tem a dizer. Quando não gosta, ele a ignora solenemente. É impressão nossa ou isso é o direito de escolha levado a sério?”
Quer saber por que a propaganda é tão importante? Confira este vídeo que também tem assinatura da AlmapBBDO. A direção de criação foi de Marcello Serpa que também participou da criação com Renato Simões e Bruno Prosperi. Os filmes foram produzidos pela Cine com direção de cena de Sérgio Cicinelli e a trilha sonora é da Tesis.
E o que dizer dos incrédulos que não acreditam no poder da propaganda?
E como bem lembrou o Clube de Criação do Ceará, “propaganda é como filho: fazer é fácil. Difícil é criar”.
Citrato de cafeína? Extrato de baunilha? Convenhamos, tudo fica melhor com propaganda, como mostra o Sinapro da Paraíba no anúncio abaixo.
E para quem ainda duvida da beleza da profissão, vale uma menção honrosa ao clássico vídeo “Seguem as Alterações do Cliente”. Um resumo da loucura e da beleza enaltecida pelo Dia Mundial da Propaganda.