Historicamente o Carnaval é um período de baixa para as vendas do e-commerce brasileiro. No entanto, com um bom planejamento prévio e aplicação das estratégias adequadas para a data esta dificuldade pode ser convertida em uma grande oportunidade de crescimento. Para ajudar os empreendedores virtuais a superarem esse desafio, a Rakuten Digital Commerce preparou uma lista de dicas com as estratégias certas para dar um baile no fracasso e passar o Carnaval dando um show de vendas.
1) Aposte em promoções
Vender itens com descontos especiais ou oferecer vantagens nas formas de pagamento podem ser atrativos consideráveis para essa época de início de ano, onde várias famílias têm parte do orçamento já bem comprometida. A dica é colocar as ofertas “no ar” um pouco antes do feriadão. Assim, é possível que sua loja venda mais e compense o período de folga em que o volume de acessos diminui.
2) Promoção não significa perda de lucro
Promover itens estratégicos nem sempre significa encurtar sua margem de lucro. Escolha produtos com uma boa margem, mas que precisam ser vendidos “rapidamente” por uma questão de sazonalidade. Por exemplo, artigos de verão – como biquínis, sandálias, cooler, pranchas, maquiagens muito coloridas, móveis para área externa da casa – logo terão o ritmo de venda reduzido. Pense nisso e faça girar seu estoque!
3) Comunique com antecedência
Como muitos clientes costumam viajar nessa época do ano, é bastante importante disparar e-mail marketing comunicando suas promoções antes do Carnaval. Isso evita que o cliente receba os e-mails durante um período de viagem. A dica vale, principalmente, se você anunciar produtos que possam ser úteis durante o feriadão.
4) Aposte em produtos que tenham relação com a data
Se o seu e-commerce vende produtos que tenham a ver com carnaval como pacotes de viagem, trajes de banho, malas, ou até mesmo roupas de verão, isso pode ser uma boa aposta. Colocar esses produtos em promoção ou em destaque perto da data e disparar e-mails com esse tema pode alavancar suas vendas nesse período.
5) Aproveite a sazonalidade
Quer você goste ou não, Carnaval é tradição por aqui. Então, entre na onda. Invista em comunicações temáticas sobre o Carnaval, sempre relacionando com os produtos ou segmento atendidos pela sua loja. Por exemplo, vende peças para carro? Então fale da importância de fazer revisões para garantir uma viagem segura nos dias de folia. Abuse do tema em seus e-mails e mídias sociais, isso desperta o interesse do cliente e mostra que você está ligado com as datas comemorativas.
René Abe é CEO e presidente da Rakuten Brasil, plataforma de comércio eletrônico aliada ao maior ecossistema global de internet do mundo