Armando Ferrrentini (Ed. Referência), João Doria Jr. e Adonis Alonso

 

Encerrou-se na noite deste sábado (16) a 5º edição do Fórum de Marketing Empresarial, evento realizado anualmente pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), pela Editora Referência e pelo jornalista Adonis Alonso no hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP). O evento reuniu cerca de 250 CEOs e diretores de marketing das principais empresas do país para discutir o atual cenário empresarial brasileiro, baseado no tema “O Brasil no mercado global: limites e oportunidades”.

Alonso fez uma síntese das cinco palestras realizadas, relembrando que a situação enfrentada hoje é semelhante à do primeiro fórum, realizado em 2010. “Novamente estamos às vésperas de uma eleição presidencial e na expectativa de um novo governo. Frente à isso, recebemos importantes lições”, ressaltou.

Sobre a apresentação de Lilian Miranda, vice-presidente de marketing da Nestlé, ele ressaltou a coragem e humildade da empresa, com 93 anos de Brasil, em reconhecer que só conseguiu ter sucesso no lançamento de uma de suas principais marcas globais – do chocolate Kit Kat –, após três fracassos, quando entendeu a hora em que o consumidor estava preparado e queria seu produto. Já sobre Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, ressaltou o sucesso conquistado após continuar apostando, durante anos, uma estratégia de comunicação que estava dando certo – e, junto a isso, a relação com a FCB Brasil, agência por ela responsável.

Lembrando as palavras do empresário e cartunista Mauricio de Sousa, o jornalista considerou como principal elemento do sucesso de sua empresa a manutenção do DNA que o fez ganhar sucesso e reputação, passado e preservado junto aos seus mais de 200 desenhistas. Já sobre a apresentação de Andrea Cordeiro, diretora de marketing do Itaú Unibanco, analisou como a principal lição de sua palestra o exemplo do anunciante em ter vencido o medo gerado pelas manifestações e, junto com outros patrocinadores da Copa, ter continuado investido com propriedade e garantia de retorno.

Finalizando sua análise, relembrou a última apresentação do fórum, de Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, que apresentou seus “10 mandamentos” para a evolução do Brasil. “Como disse Nizan, as empresas precisam se mexer para atender o novo consumidor, ávido por bons produtos e serviços após ter saído da pobreza rumo à classe C. O Brasil, como ele ressaltou, não pode ter medo do mundo”, concluiu.

Presidente do Lide, João Doria Jr. comemorou o alto nível das apresentações e também deixou sua reflexão pessoal: “Ao terminar nosso encontro, temos a certeza de que o sentimento é de esperança e transformação, como lembrou o Nizan. Mas ele passa por aquilo que pode e deve ser feito por cada um de nós, assim como pela democracia e pelo voto – o voto correto e refletivo. Pensem bem e ajudem a outros a terem essa reflexão”, pontuou.