Ao contrário do que já se especulou em um passado recente, o crescimento da penetração da internet não diminuiu a permanência do consumidor brasileiro na frente das telinhas. Pelo menos é isso que mostra o mais novo levantamento da Kantar IBOPE Media. De acordo com o estudo, o hábito de assistir à TV regularmente chega a 93% da população nas principais regiões metropolitanas do país.
Além disso, nos últimos 10 anos, o tempo médio de consumo domiciliar de televisão passou de 8h18 para 9h17, um crescimento de 12%. Vale ressaltar que esse foi um período de forte ascensão da internet como plataforma de distribuição de conteúdo. “É interessante notar que o avanço da internet fortaleceu a televisão no Brasil. A popularização do VOD e o uso das redes sociais como uma experiência complementar à TV trouxeram uma nova dimensão para o consumo de conteúdo televisivo e um compromisso ainda maior na produção”, comenta Adriana Favaro, diretora comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.
A versatilidade do meio também propõe novas cenas na dinâmica do consumo. Seja reunido com a família utilizando o aparelho principal, seja cada um em seu cômodo utilizando o device pessoal ou mesmo consumindo TV fora de casa. Segundo o Target Group Index,71% dos entrevistados afirmaram assistir TV quando querem se informar, enquanto para 65% deles o meio é uma fonte de entretenimento. Os números se mantiveram estáveis nos últimos cinco anos.
Outro dado relevante é a confiabilidade da televisão como meio de informação: 56% a população confia na TV para se manter informada e 67% confia mais nos vídeos de notícias produzidos por veículos que conhecem, o que demonstra o poder de influência das marcas tradicionais de mídia no cotidiano da população. Além disso, entre as pessoas que acessaram notícias online, 51% das pessoas o fazem nos sites e/ou aplicativos de canais de TV convencionais.
Os conteúdos da TV, além de entreter e informar, também exercem um papel importante na dinâmica social, influenciando a pauta de conversas tanto com material que gera engajamento entre os telespectadores, como com publicidades criativas.
Especificamente sobre propaganda, o levantamento da Kantar IBOPE Media aponta um dado importante: 51% das pessoas acham que os comerciais de TV são interessantes e proporcionam assunto para conversar. Na era do on demand, onde também se propala que “todo mundo” acha os breaks interruptivos, a pesquisa mostra que o cenário real não é bem esse.
Por fim, o estudo mostra que, entre os que acessam à internet enquanto veem TV, 23% comentam sobre o que assistem nas redes sociai.